Brasil, 26 de Setembro de 2016

Consumo de matéria-prima local faz com que o setor de Borracha e Plástico seja impulsionado e tenha Superávit em 2016

Expectativa está focada no aumento da produtividade alcançado em 2015 e na elevação da taxa cambial

Mesmo com a alta da inflação e dos juros, além da instabilidade econômica e política no Brasil, o setor de borracha e plástico conseguiu aumentar a produtividade em 8,1% em 2015, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos da Borracha (Abiarb) e do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (Sindibor).

Para 2016, mesmo que o cenário não seja muito diferente do sinalizado no ano passado, será possível se distanciar da crise a partir da percepção das chances do mercado. Essa é a opinião de um dos empresários que estará na 12ª Expobor, Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas, de 28 a 30 de junho, no Expo Center Norte, zona norte da capital paulista.

“Devido ao aumento da taxa cambial, muitos itens deixaram de ser importados e voltaram a ser consumidos localmente. Isso já criou uma boa expectativa para este ano”, explica Edgar Ciamarro, gerente comercial e de suprimentos da Ciamarro. A empresa, como sede em Americana, no interior de São Paulo, comercializa tecidos e fitas.

O otimismo de Ciamarro também é sustentado pelas oportunidades que serão geradas pela Expobor 2016. “O evento é muito importante porque podemos ter contato com nossos clientes atuais, que vêm de diversos estados do país, em um único local. Além disso, a feira nos proporciona o contato com novos clientes”, afirma ele.

As mesmas expectativas são partilhadas por Célia Regina Borimecico Alves, coordenadora de marketing da Química Anastácio, empresa paulistana que tem como meta aumentar a participação no mercado de borrachas em 2016.

“Por se tratar da maior feira do segmento, esperamos ótimas oportunidades de negócio, prospectar novos clientes e conhecer novos fornecedores, assim como descobrir as novidades que o mercado está trazendo”, observa.

A 12ª Expobor, Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas, também abrigará o 16º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha e o 8º Encontro Nacional da Borracha Natural, proporcionando debates sobre qualificação profissional, novas tecnologias e sustentabilidade.

Com cerca de 120 expositores do Brasil, além de países como Alemanha, China, Estados Unidos, Indonésia, Espanha e Polônia, o evento traz, pela primeira vez, empresas do setor de borracha termoplástica, que se unirão aos já tradicionais ramos de artefatos de borracha, automação, equipamentos de laboratório, ferramentaria, máquinas e equipamentos, matérias-primas, moldes e ferramentas, produtos químicos, projetos e sistemas de energia, bem como, centros de pesquisa e tecnologia em produção, reciclagem e tratamento de resíduos.

SERVIÇO:

EXPOBOR 2016 – 12ª Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas

Data: 28 a 30 de junho

Local: Expo Center Norte

Promoção e organização: Francal Feiras

Cooperação: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha e Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo

Apoio: ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha e ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.expobor.com.br