Brasil, 25 de Setembro de 2016

Instituto Akatu divulga seus Princípios de Conduta

Construção do documento aberto de governança da instituição contou com a participação de vários stakeholders

O Instituto Akatu divulga para todos os seus públicos os seus Princípios de Conduta, desenvolvidos de maneira coletiva com vários de seus stakeholders. O documento aberto de governança da instituição está disponível no portal Akatu no link www.akatu.org.br/Institucional/PrincipiosDeConduta e se aplica a toda associação formal ou informal, remunerada ou voluntária, interna ou externa que se relacione com a entidade. “Para executar nosso trabalho na direção da Visão e em atendimento à Missão do Instituto Akatu, devemos administrar nossas atividades com transparência e responsabilidade. Nesse sentido, nossos Princípios de Conduta expressam as bases para o desenvolvimento de nossas atividades de forma consistente a valorizar o coletivo como contexto para ação individual tanto na nossa organização como na sociedade”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

A elaboração dos Princípios de Conduta do Akatu foi conduzida pelo Comitê de Governança da instituição. No processo, foram realizados ao longo de 2015 fóruns de diálogo com colaboradores, apoiadores, conselheiros e formadores de opinião de várias origens. Foi considerada a experiência de outras instituições, tendo sido utilizados, como referência e inspiração, outros documentos relacionados à conduta e à ética. No documento, afirma-se: "A jornada da construção dos Princípios, os aprendizados dela derivados, os debates e a consolidação das ideias contidas neste instrumento fortalecem a nossa identidade institucional. A sua prática vai permitir sua avaliação contínua e a identificação de possíveis alterações.”

Dessa maneira, além do marco do lançamento dos princípios e sua divulgação para diferentes públicos, o Instituto Akatu acredita que este documento deve estar em constante evolução, mediado por uma cultura de diálogo permanente que amadureça as relações e por encontros periódicos de debate que permitam que temas críticos sejam analisados de forma sistemática e sirvam para direcionar renovadamente a conduta.

Para oferecer esse diálogo de maneira transparente e prática, os associados ao Akatu são apresentados aos Princípios de Conduta e, ao deles tomarem conhecimento, formalizam implicitamente sua adesão aos mesmos. Caso haja a identificação de uma não conformidade, irregularidade ou ação eticamente repreensível, seja dos representantes ou de apoiadores da instituição, qualquer pessoa poderá trazer a questão ao diálogo por meio de um formulário disponível também no Portal Akatu, disponível no link www.akatu.org.br/EnvieSuaMensagem.

Os casos relatados serão apresentados ao Comitê de Ética, instância a ser regulamentada pelo Comitê de Governança, descrevendo a situação específica, seu contexto e suas justificativas. Se o Comitê de Ética confirmar a existência de um problema, deverá avaliar o real interesse da parte não conforme em buscar soluções bem como em adotar medidas para a sua não repetição. O Comitê de Ética decidirá a condução de cada situação e buscará torná-la um aprendizado para o grupo.

Siga o Akatu nas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/institutoakatu/

Instagram: www.instagram.com/institutoakatu/

Twitter: http://twitter.com/institutoakatu

Pinterest: http://br.pinterest.com/institutoakatu/

YouTube: http://www.youtube.com/institutoakatu

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish