Brasil, 30 de Setembro de 2016

Declaração interreligiosa sobre mudanças climáticas assinada por 270 líderes de todo o mundo é entregue hoje à ONU

A apenas quarto dias antes que o Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, abra a cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, uma declaração interreligiosa que apóia este pacto e pede uma ação muito mais ambiciosa – e que foi assinada por 270 líderes religiosos (texto integral em www.interfaithstatement2016.org) – foi entregue nesta segunda-feira, 18 de abril, ao Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Embaixador Mogens Lykketoft.

Entre os signatários da declaração estão o Dalai Lama e o Reverendo Desmond Tutu, além do Rabino Yashuv Cohen, o Grand Imam Maulana Syed Muhammad Abdul Khabir Azad, a Sacerdotisa Beatriz Schulthess e o Sheik Naqshbandiyya-Mujaddidiyya da Ordem Sufi. A declaração é também apoiada por 4.639 indivíduos e 86 grupos de todo o mundo, que têm demonstrado seu apoio on-line usando a hashtag #Faiths4ParisAgreement.

A Declaração apoia a implementação total do Acordo do Paris e de todas as outras decisões tomadas na CoP21 em dezembro passado. Ela tambem reafirma o apoio das comunidades de fé a ações climáticas mais ambiciosas - incluindo a rápida eliminação dos subsídios aos combustíveis fósseis, a aceleração da transição para energias 100% renováveis, bem como para o compromisso estabelecido no Acordo de Paris de ‘perseguir esforços’ para limitar o aumento da temperatura media global a não mais do que 1,5 graus centígrados acima dos níveis pré-industriais.

"O planeta já ultrapassou os níveis seguros de gases de efeito estufa na atmosfera. A menos que estes níveis sejam rapidamente reduzidos, corremos o risco de criar impactos irreversíveis e de colocar centenas de milhões de vidas, de todas as espécies, em grave risco”, adverte a seção inicial da Declaração.

A Declaração serve também para renovar o forte compromisso das comunidades de fé de permanecerem ativas na definição da responsabilidade moral da humanidade de cuidar da Terra, como tão poderosamente afirmado na Encíclica Papal, bem como das diversas declarações sobre mudanças climáticas firmadas por budistas, cristãos, hindus, judeus, islâmicos, sikhs e outros líderes religiosos.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish