Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aprenda a preparar um gourmet perfeito com a Baggio Café

  • Escrito por  InformaMídia Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Empresa três vezes premiada pela ABIC como melhor gourmet do Brasil revela alguns segredos de sua produção

O café é uma grande paixão nacional e quanto mais saboroso, mais fãs ele conquista. Com o objetivo de disseminar os sabores do café gourmet brasileiro, a Baggio Café, empresa centenária no cultivo de grãos e três vezes premiada pela ABIC por sua qualidade, ensina a preparar um gourmet perfeito.

O grande desafio de qualquer barista é responder sobre o que é um café perfeito, afinal, isso depende de inúmeras variáveis, inclusive da preferência pessoal. Entretanto, existem algumas características que são comuns em todos os cafés com a classificação de gourmet. Não há dúvidas que, para atingirmos a excelência, a qualidade do grão é fator primordial. Ele precisa ter corpo, doçura, acidez e aromas.

Para que o café seja classificado como gourmet, ele precisa ser 100% Coffea Arábica. No Brasil as regiões com maior potencial para cultivo dessa espécie são: Alta Mogiana, em São Paulo, sul de Minas Gerais e cerrado mineiro. “Embora o solo e o clima sejam de extrema importância para o cultivo da espécie, não são características suficientes para a produção do grão perfeito. É necessário cuidado no manejo do cultivo no processo de colheita, lavagem e secagem”, afirma Clodoaldo Iglezia, diretor industrial da Baggio Café.

Um cuidadoso processo de seleção também é fundamental. Segundo o diretor indústrial, a Baggio é extremamente criteriosa no processo de escolha dos grãos. “Os cafés selecionados para torra precisam ser perfeitos, não podem conter defeitos e ou imperfeições capazes de interferir no sabor”, aponta.

Agora, vamos ao grande segredo: o ponto da torra. Esse é o principal e mais importante passo para a produção do café gourmet. Ela precisa ser feita sob controles criteriosos e perfis bem definidos. Nessa etapa é necessário atenção redobrada sobre o tempo que o grão fica exposto a cada temperatura. É durante esse processo que os grãos irão fixar seus aromas, corpo e acidez. “Existem três tipos de torra: a torra clara, ideal para o espresso, onde se acentua a acidez, ao mesmo tempo em se ameniza o amargor, deixando o café mais textura; a torra média, ideal para filtros de papel, é o ponto de equilíbrio entre várias características como acidez, aroma e amargor, e a torra escura, que deixa o café menos acido, amargo e menos encorpado. Nesse processo é perigoso queimar o café”, explica Iglezia.

O grão de café torrado conserva a maioria de suas características por um prazo de até seis meses. As embalagens cumprem um importante papel. As da Baggio foram criada com um filme especial, elas possuem uma válvula que permite que os gases gerados pelo café saiam sem que ela se rompa, garantindo a qualidade do produto. A inovação rendeu o prêmio da Abre - Associação Brasileira de Embalagem - na categoria melhor embalagem de bebida não alcoólica. A criação também foi premiada pelo World Star, que é o maior e mais importante prêmio mundial de embalagens. Após aberta, para ajudar a conservar por mais tempo o aroma e o sabor, o café deve ser guardado em um lugar seco, escuro e arejado.

Para o especialista, a qualidade e a temperatura da água têm impacto gritante na bebida, podendo, até mesmo, arruinar um café gourmet. “Na hora do preparo, dê preferencia a água mineral. A temperatura deve estar em torno de 90º C, ou seja, no ponto de ebulição”. Outro fator que interfere no sabor do café gourmet é o uso de açúcar ou adoçante junto com a bebida, uma vez que esses “mascaram” seu sabor real. Para aqueles que desejam conhecer as delicias do gourmet perfeito, apreciar o aroma, a acidez e as diferenças sensoriais de cada blend, o ideal é esquecer açúcar e procurar pelos melhor cafés gourmets.

Sobre a Baggio Café:

www.baggiocafe.com.br - (19) 3541 7000

A história da família Baggio com o cultivo de café iniciou-se em 1886, quando Salvatore Baggio, imigrante italiano, chegou à região da Alta Mogiana, no interior de São Paulo. Com muito trabalho, em 1890, comprou seu primeiro pedaço de terra. Logo foi crescendo pelo estado de São Paulo, Paraná e em meados dos anos 70 seus descendentes expandiram a produção para o sul de Minas Gerais. O carinho e a tradição do cultivo foram transmitidos de geração para geração, sendo preservado o conceito artesanal e puro deixado pelos ancestrais, associado a uma tecnologia de ponta e ao acompanhamento de agrônomos renomados. Em 2006, Liana Baggio Ometto, bisneta de Salvatore, resolveu dar um novo e importante rumo à história da família, criando a marca Baggio Café. A empresa utiliza um delicado processo para torrar os grãos produzidos nessas fazendas para transformá-los num saboroso e diferenciado produto. O portfólio atual inclui as linhas Baggio Gourmet (duas vezes eleita como Melhor Café do Brasil, pela ABIC), Baggio Bourbon (também premiado pela ABIC), Baggio Aromas, Gran Reserva, Caffé.com e Fatto Uno.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.