Brasil, 28 de Setembro de 2016

Cia Liberdade de Expressão lança projeto social para levar cinema a comunidades carentes

Financiamento coletivo promete viabilizar o projeto

“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.” A célebre frase do cineasta brasileiro Glauber Rocha sintetiza com perfeição o trabalho que está sendo desenvolvido pela Cia. Teatral Liberdade de Expressão, de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. O grupo dirigido por Patrick Thouin lançou o projeto Nunca desista dos seus sonhos, uma iniciativa que levará o cinema, de forma totalmente gratuita, a bairros carentes. A Cia vai produzir um média-metragem, que além do entretenimento, pretende inspirar pessoas de todas as idades a buscarem realização própria e fazer com que acreditem que são capazes de alcançar seus desejos e objetivos.

- A ideia desse projeto nasceu comigo juntamente com a atriz Poliana Batista. O desejo de início era o de levar algum tipo de diversão e entretenimento para as pessoas que não possuem acesso a esse tipo de conteúdo, especialmente os mais carentes. Entendemos que o acesso à cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual, conta o diretor, que há 16 anos trabalha promovendo a cultura na região Sul Fluminense.

Toda a produção do média-metragem será própria com elenco composto por profissionais da Cia. Teatral Liberdade de Expressão e atores locais sob a direção de Patrick. A história escrita especialmente para o projeto fala sobre um rapaz que partirá em uma jornada em busca da realização de seu sonho, no caminho ele enfrentará diversos obstáculos e dificuldades reais que o farão querer desistir. Superação, persistência, confiança, força e fé são alguns dos elementos que ele deverá descobrir dentro de si, para alcançar seus objetivos.

Para transformar o projeto Nunca desista dos seus sonhos em realidade a Cia. conta com parceiros importantes como atores, jornalistas e produtores culturais.

- Vários amigos enviaram vídeos externando apoio ao projeto além de profissionais de destaque na nossa região, como o escritor, editor e produtor cultural Artur Rodrigues e também a palestrante e coach Alessandra Sudré. Os vídeos podem ser conferidos na nossa página no Facebook: www.facebook.com/sonhos2016, diz Patrick.

A Cia aposta também no crowdfunding ou financiamento coletivo para prosseguir com as gravações. Pelo site: http://kickante.com.br/campanhas/filme-nunca-desista-dos-seus-sonhos qualquer pessoa pode fazer uma doação a partir de R$10,00 e contribuir com o projeto.

BOX

Financiamento coletivo: uma nova maneira de realizar sonhos

O crowdfunding ou financiamento coletivo é uma forma de obter capital para iniciativas de interesse coletivo, geralmente pela internet, e em troca de recompensas supercriativas. Para o filme Nunca desista dos seus sonhos as doações pode ser feitas pelo site: http://kickante.com.br/campanhas/filme-nunca-desista-dos-seus-sonhos até 01 de maio de 2016. Cada valor doado tem uma recompensa diferente, que vai desde um agradecimento nas redes sociais, ao nome do patrocinador nos créditos do filme e DVD e camisa do projeto.

O site escolhido como plataforma da campanha é o Kickante, um site seguro e um dos maiores crowdfunding do mundo arrecadando fundos para grandes causas sociais. O Kickante possui normas internas que ajudam a filtrar campanhas ilícitas, garantindo assim a idoneidade dos projetos que utilizam a plataforma.

Até agora o Nunca desista dos seus sonhos conta com o patrocínio do Prêmio Master do Troféu Olho Vivo, promovido pelo jornalista Cláudio Alcântara, e algumas doações feitas pelo financiamento coletivo, além do apoio do produtor cultural Artur Rodrigues.

Eu apoio esse projeto porque ele é sinônimo de cultura, de educação e profundo aprendizado. Participar nesse caso não é um dever, mas sim um prazer. Uma espécie de troca, uma permuta que se faz de forma inteligente, porque é fato que o retorno virá de alguma forma, não tem como ser diferente. A arte é algo que nos abarca, tanto quem vive dela, como quem vive para ela. E este projeto é tudo isso é muito mais, detalha Arthur.

Link do vídeo do Arthur Rodrigues em apoio ao projeto:

Sobre a Cia. Teatral Liberdade de Expressão

No dia 13 de agosto de 2000, surgiu a Cia. Teatral Liberdade de Expressão (CTLE), Com o objetivo de intensificar a cultura e o bem social em toda região Sul Fluminense, a Cia ganhou reconhecimento nos palcos, destaque nos veículos de comunicação regional além de diversos prêmios.
Durante essa trajetória, mais de 25 espetáculos e esquetes, de diferentes gêneros, somando mais de 100 apresentações, além de curtas-metragens e web séries ajudaram na evolução e desempenho de todos os integrantes, sempre com muita competência e buscando o máximo de profissionalismo.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish