Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conciliações Online: Uma Realidade No Sistema Judiciário E Na Gestão Das Empresas

  • Escrito por  Trevo Soluções em Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Pioneiro, o Concilie Online realiza 500 conciliações por dia, com 100% dos casos homologados em todo o território nacional

Mesmo com a ampliação do acesso à Justiça e da simplificação dos trâmites processuais por meio dos juizados, a conciliação ainda é a melhor forma de resolver conflitos. No entanto, os altos custos e a morosidade para a resolução dos casos ainda são muito grandes. Afinal, no Brasil, existem mais de 100 milhões de processos aguardando julgamento.

Pioneiro em conciliações online desde 2011, o Concilie Online surgiu a partir de tecnologia inovadora e única no mercado, já que as conciliações são feitas on time, ou seja, as duas partes que desejam realizar a conciliação conversam, ao vivo, através de um chat com a mediação de um conciliador. O Concilie Online é o único no mercado a oferecer o serviço de conciliação nestes moldes a pessoas físicas, jurídicas (privadas e públicas) e a funções públicas (como Procons e Tribunais de Justiça e Tribunais Trabalhistas).

Segundo o sócio-diretor do Concilie Online, Agostinho Simões, a principal motivação para a criação do Concilie Online surgiu de seu trabalho como advogado em grandes empresas dos setores de combustíveis, telecomunicações e serviços: “Todos os dias me deparava com o caos de um departamento jurídico de massa, com uma enorme quantidade de processos para serem resolvidos. Era necessário encontrar uma ferramenta que racionalizasse e agilizasse este trabalho. Daí surgiu a ideia de criar uma plataforma tecnológica de solução e gestão para jurídico ativo e passivo”, explica.

Entre os clientes da Concilie Online destacam-se as principais empresas dos setores aéreo, de telecomunicações (fixo e celular), seguros (saúde/vida/auto), varejo, comércio eletrônico e energia, entre outros.

Diferenciais

A principal diferença do Concilie Online está, justamente, na agilidade da resolução das conciliações, com tempo médio de até sete dias. Isso permite ao Concilie Online resolver até 500 casos por dia (esse número cresce mensalmente), em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, apenas o agendamento da sessão de conciliação da forma tradicional pode demorar até 180 dias.

Além disso, o sistema de conciliação online permite a ambas as partes do processo, flexibilidade e praticidade para a resolução do conflito, já que não é necessário comparecer a um juizado ou tribunal e as sessões de conciliação iniciam pontualmente no horário agendado pelas partes. É confortável, prático, ético e seguro. Não há deslocamento físico, as partes conciliam de casa, do escritório, de um web-café, enfim, só é preciso acesso à internet. Desta forma, economiza-se tempo e principalmente reduz-se drasticamente o valor dos processos quando comparados à forma tradicional.

Outro grande diferencial é a legalidade da conciliação realizada pelo Concilie Online. Após o acordo entre as partes e a sua formalização, é emitido o Termo de Conciliação Online (TCO), ou seja, um documento que formaliza e comprova a conversa realizada no “chat” de conciliação, que vale como Título Executivo Extrajudicial. Sendo assim, se houve acordo entre as partes, o termo tem exequibilidade. Porém, mesmo que não haja acordo, o Concilie Online emitirá o TCO para que cada parte comprove que houve tentativa de realização do acordo. Cerca de 82% dos casos atendidos pelo Concilie Online são finalizados com acordos e 100% são homologados judicialmente. A partir de janeiro de 2016, a nova lei do Código de Processo Civil exigirá que a parte que quiser mover uma ação terá que demonstrar que tentou, previamente, uma conciliação. Em casos assim, também, o Concilie Online faz toda a diferença.

Segurança e profissionais capacitados para realizar conciliações são outros pontos cuidadosamente avaliados pelo Concilie Online. Todos os documentos emitidos possuem um código verificador de autenticidade criptografado, que permite a visualização de uma cópia fiel ao documento original. Além disso, todos os conciliadores têm formação em Direito e experiência em conciliações, o que garante atendimento de excelência. “Com o incremento da noção de cidadania e crescimento econômico até o ano passado, o número de processos nos mais diversos setores cresceu consideravelmente. Portanto, as conciliações são a melhor forma de desobstruir o sistema judiciário e, se realizadas online, as chances de resolução aumentam consideravelmente”, avalia Agostinho Simões.

O processo de conciliação

A realização de uma conciliação se divide em quatro simples passos. O primeiro deles é o envio do caso para o Concilie. Após isso, a equipe do Concilie irá localizar e fazer contato com a outra parte envolvida no caso e agendar hora e data para a realização da sessão de conciliação online. Será, então, enviado o convite e feita a confirmação de ambas as partes. No dia e na hora agendados, ambas as partes iniciam a conversa totalmente online, sempre com a mediação de um profissional da Concilie. Através de uma interface moderna, prática e de fácil entendimento, as partes conversam sobre o caso e chegam a um consenso. A partir daí é gerado o Termo de Conciliação Online, que pode ser com acordo, sem acordo ou parcial. Também são emitidos relatórios personalizados para cada caso, com as definições das conversas e o acordo firmado entre as partes.

A conciliação online no Judiciário

O Concilie Online vai firmar, em breve, convênios com os Tribunais de Justiça em todo o país e funcionará também como uma Câmara de Conciliação. Este sistema, recentemente criado pelo CNJ, permitirá que pessoas jurídicas e físicas que intentaram processos judiciais, resolvam seus casos pela plataforma do Concilie Online, de forma prática, segura, econômica, legal e confortável.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish