Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Folclore brasileiro é destaque vivo e pulsante em nova coleção da SESI SP Editora

  • Escrito por  KB Assessoria em Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Lançamentos trazem os principais personagens de maneira a chamar atenção dos jovens e despertar as melhores lembranças dos adultos

Por definição, folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração em geração. É uma maneira de contar a própria cultura, a atmosfera fantástica de lugares e pessoas, além de importante componente para formação de nossa identidade como povo. O Brasil é cheio de histórias e personagens incríveis, mas que precisam ser conhecidos, lembrados, compartilhados no imaginário infantil e na memória afetiva dos adultos. Motivos que levaram a SESI SP Editora a resgatar o Saci, Curupira, Sereia e companhia com o lançamento dos títulos “Arca da Mata” e “Arca da Cidade – O Folclore Somos Nós! ”

Os livros fazem parte da coleção “Quem lê sabe por quê” e ambos são dos autores Roberta Ibañez e Paulo de Camargo, com ilustrações de Orlando Pedroso. A missão é reapresentar as figuras mais emblemáticas de costumes e tradições, que pulsam em forma de contos, lendas, canções, danças, artesanatos e brincadeiras.

A “Arca da Cidade” conta sobre o Boto, Lobisomem, Boi-Bumbá, Mani, Guaraná, Bicho-Papão, Uirapuru, Mãe de Ouro e Chupa-cabra. Sobra até para o ET de Varginha. Já a “Arca da Mata” apresenta o Curupira, Boitatá, Iara, Mula sem Cabeça, Cuca, Negrinho do Pastoreiro, João-de-Barro, Moça de Branco e Macunaíma. Quem nunca ouviu estes nomes pelo menos uma vez? E, mais, quem consegue ficar indiferente ao lembrar de uma reunião de família, um encontro de primos, de amigos, ou da hora de dormir, ocasiões em que estas histórias geralmente ganham vida?

São casos passados ainda na infância com status de verdade absoluta, direito a testemunhas e que deveriam ter a importância de uma disciplina escolar. Diferentemente dos números de matemática ou das estruturas gramaticais do português, ensinam uma história diferente, feita pelo próprio povo, sobre crenças e tradições, orgânica, que ganha novos contornos, adições e intepretações a cada conto.

Sobre a SESI-SP Editora

Tem o propósito de levar para a sociedade, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido internamente por suas áreas de atuação, bem como identificar oportunidades editoriais que possam contribuir para o aprimoramento da sociedade como um todo. As coleções são orientadas por cinco eixos: obras de referência, produção cultural, estímulo profissional, fomento à leitura e memória.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.