Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CPFL Energia desenvolve simulador de realidade virtual para treinamento em subestações

O projeto de P&D dará origem a equipamento e metodologia que trará mais segurança nos treinamentos e melhora e aperfeiçoamento para os eletricistas

 

Uma tecnologia em fase final de desenvolvimento pela CPFL Energia, grupo privado do setor elétrico brasileiro, e o Instituto Eldorado na área de Treinamento & Desenvolvimento promete mudar a forma como se aplicam capacitação em subestações de energia elétrica. As empresas desenvolveram um simulador virtual para reciclagem de eletricistas do Grupo. A intenção do novo treinamento é aumentar tanto a segurança quanto a sua efetividade.

A metodologia do treinamento utiliza óculos de realidade virtual que coloca o profissional dentro de um modelo real de subestação das distribuidoras da CPFL Energia. O eletricista realizará tarefas de operação e manutenção em um ambiente 3D fiel ao ambiente real que ele encontrará em seu trabalho.

“Uma subestação de energia é uma parte extremamente complexa do conjunto elétrico de distribuição de energia. É muito difícil fazer simulações reais sem colocar em risco a segurança do colaborador ou o fornecimento de energia. Por isso, essa tecnologia será muito importante para nossos eletricistas. Ela nos ajudará a manter a vocação da CPFL Energia em desenvolver profissionais capacitados para o setor elétrico”, afirma o diretor de Gestão de Pessoas e Performance da CPFL Energia, Luiz Thomé.

As oito distribuidoras da CPFL Energia dispõem atualmente de 496 subestações nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Sem elas, a distribuição da energia gerada nas usinas para as residências, indústrias de comércio não seria possível. Quando gerada, a energia carrega uma tensão muito maior do que capacidade das redes elétricas dos consumidores. A subestação é a estrutura que rebaixa a tensão da energia para que ela possa ser distribuída com segurança nas cidades, abastecendo milhares de consumidores.

Uma das grandes inovações deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento é a utilização de sensores biométricos para medir as reações biológicas e o nível de estresse do colaborador em situações de risco. A coleta dessas informações torna mais visível às necessidades individuais de aperfeiçoamento para a execução de tarefas mais complexas.

Dois anos de estudos e adaptações foram utilizados para elaborar a nova metodologia de treinamento. O equipamento modelo foi testado por alguns eletricistas da distribuidora CPFL Paulista, em Campinas, ajudando a melhorar o projeto em sua fase final.

Assim que a pesquisa for concluída, o novo treinamento será apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e irá compor o portfólio da Universidade Corporativa da CPFL Energia, que, com sete anos de atuação no Grupo, já ofereceu treinamento para aproximadamente 80 mil pessoas. O projeto é financiado com os recursos do Programa de P&D da Aneel. O simulador estará disponível para as oito distribuidoras do Grupo, dentre elas a CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, CPFL Sul Paulista, CPFL Mococa, CPFL Jaguari, CPFL Leste Paulista e RGE, e será instalado nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e Bauru.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.