Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

L’oréal e Unesco Lançam Manifesto para Incentivar Mulheres na Carreira Científica

Documento foi divulgado durante premiação em Paris que reconheceu, entre outros talentos, pesquisa realizada por uma jovem cientista brasileira

 

A Fundação L’Oréal e a Unesco lançaram o Manifesto For Women in Science (Para Mulheres na Ciência), documento que visa alertar e engajar a comunidade científica e o público em geral sobre a sub-representação das mulheres na ciência e, por meio do seu engajamento, acelerar o ritmo de mudança deste cenário. Atualmente, apenas 30% destes profissionais são mulheres, em todo o mundo. Para apoiar esta causa, os interessados devem acessar o site http://www.paramulheresnaciencia.com.br/.

O anúncio do manifesto foi realizado em Paris por Jean-Paul Agon, presidente e CEO do Grupo L’Oréal e presidente da Fundação L’Oréal, e por Irina Bokova, diretora geral da Unesco, durante a cerimônia de entrega de dois prêmios que visam garantir a visibilidade de pesquisas conduzidas por cientistas mulheres em diversos países. Realizados de forma conjunta, enquanto o prêmio For Women in Science reconhece a carreira de importantes pesquisadoras, o International Rising Talents destaca relevantes pesquisas que estão sendo realizadas por jovens cientistas de cinco regiões globais.

Para Agon, o mundo está em transformação e nunca precisou tanto de mulheres e de suas descobertas. “Com esses prêmios, a Fundação L’Oréal está comprometida a promover mulheres na ciência que mudarão o mundo. Estamos determinados a lutar pela ciência e a construir um planeta mais belo, juntos”, afirmou. A brasileira Elisa Orth foi uma das vencedoras do prêmio International Rising Talents e representou o país e a América Latina entre os 15 jovens talentos selecionados.

Elisa foi reconhecida por conduzir um trabalho no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde investiga soluções para eliminar e monitorar as substâncias nocivas usadas no cultivo de alimentos. Seu objetivo é, juntamente com sua equipe, encontrar maneiras de destruir os pesticidas tóxicos e alertar a presença deles nos alimentos por meio de sensores, utilizando nanocatalisadores e, desta forma, torná-los mais saudáveis e seguros, sem comprometer sua qualidade. “Amo o que faço. Na entrega do prêmio vi que estou no caminho certo, trabalhando com algo importante que pode beneficiar a humanidade e, principalmente, o Brasil. Desci do palco já pensando em metas científicas para quando voltar ao laboratório”, comemora.

Trabalho reconhecido no Brasil – Inscrições até 06 de maio

Em 2015, o trabalho de Elisa também recebeu destaque nacional, quando ela foi escolhida como uma das sete vencedoras do Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência, pré-requisito para que ela também fosse reconhecida como International Rising Talents, este ano em Paris. Desde 2006, 68 cientistas brasileiras de diversas linhas de pesquisa, nas categorias de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Físicas; Ciências Matemáticas; e Ciências Químicas, já foram beneficiadas com o reconhecimento da relevância dos seus trabalhos e a distribuição de aproximadamente R$ 3.5 milhões em bolsas-auxílio. A 11ª edição do prêmio está com inscrições abertas até o dia 06 de maio, no site http://www.paramulheresnaciencia.com.br. No ano passado, mais de 400 pesquisas foram submetidas à avaliação por pesquisadoras de todo o país.

O anúncio das vencedoras está programado para ocorrer em agosto e a cerimônia de premiação deverá ser realizada em outubro, quando sete pesquisas serão premiadas com bolsa-auxílio de R$ 50 mil, cada uma. Com o prêmio, a empresa líder mundial em cosméticos reforça, a cada ano, sua crença de que as mulheres na ciência têm o poder de mudar o mundo. Mais detalhes sobre o regulamento no link http://goo.gl/vKwO3N.

Mulheres na ciência têm o poder de transformar o mundo

Sobre o For Women in Science

Lançado em 1998, o For Women in Science, fruto de parceria entre a Fundação L’Oréal e a UNESCO, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. A cada ano, cinco notáveis pesquisadoras, uma por continente, são laureadas no programa. Em 18 anos, 92 cientistas de diferentes continentes foram premiadas em cerimônias que acontecem anualmente, na França, em março, incluindo duas cientistas que posteriormente receberam o Prêmio Nobel.

Seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: Mayana Zatz (Genética - USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia - UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física - UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica - USP), em 2009; Marcia Barbosa (Física - UFRGS), em 2013; e Thaisa Bergmann (Física - UFRGS), em 2015. Além delas, duas brasileiras foram premiadas na categoria International Rising Talents: Carolina Horta (Ciências Químicas), em 2015, e Elisa Orth (Ciências Química), neste ano.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish