Brasil, 1 de Outubro de 2016

Arredondar valor da compra facilita troco nas lojas

• Escrito por  Grupo Máquina - Comunicação Corporativa Integrada
  • Publicado em Demais

Falta de moedas incentiva microdoação por meio do Movimento Arredondar

De acordo com Casa da Moeda, o número de moedas emitidas em 2015 foi três vezes menor do que em 2013. Isso impactou tanto o mercado que, mesmo após o aumento da tarifa do metrô em São Paulo, muitas estações estão cobrando um valor inferior devido à falta de troco. Caminho semelhante tem sido feito por grandes redes varejistas, que criaram estratégias para incentivar o uso de moedas pelos clientes como descontos ou troca de moedas por cédulas nos caixas.

Há ainda outras formas de driblar a falta de moedas na hora da compra. Um dos caminhos é o sistema de arredondamento de compras criado pelo Movimento Arredondar – movimento social do varejo que surgiu em 2011 inspirado em modelos internacionais de crowdfunding.

Ao pagar a conta em uma loja, farmácia ou restaurante parceiro, o cliente pode escolher arredondar os centavos para cima e fazer uma doação. Por exemplo, R$ 37,50 viram R$ 38,00. Os 50 centavos são doados para 17 organizações selecionadas que trabalham pelos “8 Objetivos do Milênio” da ONU.

Em mais de um ano de projeto, o Movimento Arredondar teve cerca de 1 milhão de doadores, o que gerou uma renda aproximada de R$200 mil. Graças às vendas de Natal, somente no mês de dezembro, foram arrecadados aproximadamente R$17 mil e estima-se que mais de 5 mil doadores tenham aderido à causa por meio da doação simples e segura de alguns centavos.

O Arredondar é auditado pela PwC. Para saber mais sobre o movimento e conhecer as instituições parceiras, visite o site www.arredondar.org.br.

Atualmente, são mais de 240 lojas arredondando em 21 redes de comércio em São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os principais parceiros, estão redes como Spoleto, Havaianas, Giraffas, Luigi Bertolli, Cori, Emme, Malwee e Puket.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish