Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CFM conclui coleta de dados para seleção da nova safra de touros Nelore CFM

A CFM acaba de finalizar a coleta de informações para avaliação genética da nova safra de touros Nelore CFM, que será comercializada a partir de agosto deste ano. É a partir das informações coletadas desde o nascimento até o momento atual (sobreano) que a empresa identifica os animais que se destacam no rebanho e que carregam genes superiores. As informações seguem agora para a USP – campus Pirassununga.

“A avaliação genética é a base de qualquer programa CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), já que apenas os indivíduos comprovadamente superiores recebem o certificado do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). No caso da CFM, todos os machos comercializados como touros pertencem ao grupo 30% superior de sua safra. Os outros 70% são destinados para abate”, explica Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

A CFM realiza uma rígida coleta de dados para a avaliação final dos seus touros. “É importante mencionar que a coleta de dados é feita por grupo de manejo. Todos os animais que farão parte da seleção de touros Nelore CFM são rigorosamente manejados, do nascimento ao sobreano, em grupos de contemporâneos controlados, o que garante que os indivíduos comparados entre si compartilharam o mesmo ambiente e, portanto, tiveram as mesmas oportunidades”, explica Neto.

No nascimento, o bezerro tem sua primeira informação coletada: o peso ao nascimento. Na desmama, ao redor dos 205 dias, faz-se uma pesagem dos animais em jejum, obtendo o peso à desmama, umas das informações mais relevantes para a avaliação final. Porém, é ao sobreano que se faz a avaliação mais completa. As características avaliadas nesta etapa são:

· Peso ao sobreano

A partir do peso ao sobreano é possível calcular o ganho de peso pós-desmama, que reflete o potencial de desenvolvimento dos animais a pasto e compõe a característica de maior relevância no índice CFM. É nesse período que o animal pode expressar todo o seu potencial de ganho de peso, sem interferência da mãe.

· Conformação, precocidade e musculosidade (CPM)

Cada animal da safra é avaliado visualmente para as três características. A nota mais alta para conformação indica que o animal é profundo e tem bom arqueamento de costelas. A precocidade está relacionada ao acúmulo de gordura e ao grau de acabamento do animal. Já musculosidade se refere ao desenvolvimento muscular de cada indivíduo. Juntas, essas características descrevem a qualidade e o rendimento da carcaça de cada animal.

· Perímetro escrotal (PE)

Essa característica é importante para demonstrar a fertilidade e a precocidade sexual dos touros.

· Altura e outras características

A medida da altura da garupa é coletada com o objetivo de monitorar essa característica no rebanho. Aproveitando o manejo, analisa-se o umbigo, ossatura, aprumos e quaisquer outros fatores que possam motivar o descarte de algum animal.

“Agora, com o banco de dados da safra completo, as informações são encaminhadas à Universidade de São Paulo (USP) para cálculo das DEPs de cada animal. A DEP, ou diferença esperada na progênie, é o número que busca predizer quão bons serão os filhos de um determinado touro. Para gerar as DEPs de um indivíduo, são consideradas não apenas as informações coletadas na avaliação de sua safra, mas também a de parentes que já estavam no banco de dados, o que confere ainda mais confiabilidade às informações geradas”, complementa Ana Carolina Rossetti, agrônoma da CFM.

A partir das DEPs mais relevantes, obtém-se o Índice CFM, que resume em um número o mérito genético de cada animal da safra e permite identificar os 30% superiores que se tornarão touros Nelore CFM. “O resultado de todo esse trabalho são touros de elevado valor genético, capazes de melhorar continuamente os rebanhos da CFM e de nossos clientes e, assim, contribuir para a lucratividade da pecuária”, informa Tamires Miranda Neto.

Mais informações sobre a CFM: www.agrocfm.com.br, e-mail ou 0800 127 111. Siga a CFM no Twitter pelo @agrocfm.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.