Brasil, 27 de Setembro de 2016
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TOKIO MARINE SEGURADORA

Friboi lança Academia da Carne, um dos maiores canais de branded content brasileiro

Criatividade, Tecnologia e CRM potencializam o projeto na ativação e na interação com mais de 130 milhões de consumidores brasileiros

A Friboi, marca número 1 em carnes no Brasil, lança hoje, 05, o seu maior projeto do ano: a Academia da Carne Friboi, com campanha integrada criada pelas agências ID e Lew'Lara/TBWA, que promete impactar mais de 130 milhões de brasileiros.

O start da campanha foi dado com quatro filmes teaser, que foram ao ar uma semana antes do lançamento, com o objetivo de despertar a curiosidade do público e fazer com que as pessoas percebessem que elas têm dúvidas sobre carne e que, as vezes, nem se dão conta. Com os embaixadores Ana Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha como garotos-propaganda, os filmes retratavam as principais dúvidas dos consumidores nos momentos de compra e de preparo da carne e deixavam no ar a pergunta e a resposta: "Tá na dúvida? Então, vem comigo!".

Hoje, no grande lançamento, mais três filmes vão ao ar com a revelação da plataforma Academia da Carne Friboi, uma referência e a fonte de esclarecimento para as dúvidas dos consumidores sobre carne. Nos filmes, os três embaixadores voltam simulando a navegação no site, partindo da busca por diversos temas até a apresentação de todo o conteúdo sobre cortes de carne, cursos e receitas.

"A Academia da Carne Friboi é, além de um dos maiores projetos de branded content do país, um serviço oferecido pela marca aos brasileiros. Os objetivos são ajudar os consumidores a fazerem melhor as suas escolhas de carne, a conhecerem os mais variados cortes, além dos tradicionais, e auxiliá-los no momento da preparação dos pratos.", ressalta Maria Eugênia Rocha, gerente executiva de marketing da divisão de Carnes da JBS.

Até o momento, foram criados, em parceria com a Globo, mais de 300 conteúdos, com 12 chefs de cozinha de diversas expertises, para informar, educar e entreter. Já no início do projeto, estão disponíveis mais de 105 vídeos, que serão periodicamente atualizados, e outros estão sendo produzidos.

A plataforma também conta com ações de "gamificação" para tornar a experiência ainda mais divertida. Ao compartilhar um conteúdo, por exemplo, os usuários ganham medalhas e, ao completarem os cursos e testarem os seus conhecimentos, recebem certificados. Ainda é possível convidar amigos para a disputa.

A Academia da Carne Friboi é um projeto inovador desde a sua concepção. O site foi desenvolvido como "mobile first" e responsivo para todos os devices, possibilitando que o usuário tenha a melhor experiência de navegação também no ponto de venda e na cozinha – ambientes onde surgem as principais dúvidas ou buscas por inspiração no tema. Navegg, Oracle, Google Analytics Premium, Buzz Monitor e KlipFolio tornam o projeto ainda mais robusto.

"Implementamos todas essas tecnologias não só para o monitoramento de resultados e geração de insights, como também para oferecer um melhor serviço e uma experiência diferenciada para cada consumidor. Na Academia da Carne Friboi, dados não são apenas informações, tornam-se novos conteúdos e ações diferenciadas", ressalta Camila Costa, CEO da ID.

Amplificação off-line

Para o ambiente off-line, foram desenvolvidos anúncios de revista e diversas ações especiais de merchandising em programas como Mais Você, Encontro e Malhação.

"Para ampliar ainda mais o conhecimento e o repertório sobre a carne, fomos além em outros canais. O projeto de conteúdo em TV e revista vai contar com uma operação muito forte de ações de merchandising em diversos programas e publicações ligados à culinária. Isso exigiu uma estrutura exclusiva para garantir a qualidade de entrega das ações, exposição dos produtos e eficácia das mensagens", afirma Márcio Oliveira, CEO da Lew'Lara\TBWA.

No ponto de venda, a agência NewStyle criou cenários diferentes para aproximar o consumidor final da nova plataforma. Os materiais de comunicação divulgam a Academia da Carne Friboi em lojas de todo o país, com o objetivo de reforçar a presença da marca em todos os momentos de consumo: da hora da compra até o momento de apreciar.

Ativações on-line

No digital, os speakers envolvidos na campanha também vão impactar seus fãs e seguidores com conteúdos diferenciados, como os chefs Felipe Bronze, André Castro, Clarice Chwartzmann, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Kathia Zanatta, Ivan Achcar, Flávio Miyamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel e Arthur Sauer, que também são responsáveis pelos vídeos de aulas e dicas na plataforma. Além dos formatos tradicionais de mídia display e forte estratégia de segmentação em mídia programática, foram criados formatos especiais para maior impacto da campanha digital, dentre eles intervenções e custom ad. Estima-se mais de 10 bilhões de impressões na campanha on-line.

CRM digital é mais um dos diferenciais da Academia da Carne Friboi. "A inovação é que criamos uma estrutura tecnológica em que o CRM cumprirá um papel de catalizador da imensa quantidade de dados gerados por meio da Academia de Carne Friboi. Esse trabalho, integrado ao BI, transformará esses dados em insights reais, com os quais conseguiremos maior visão da jornada e preferências de conteúdo do usuário, possibilitando melhor experiência no relacionamento, além de ativações de Conteúdo e Mídia”, explica Fábio Caetano, head de mídia da ID.

Para oferecer um suporte ainda mais completo aos consumidores, o site da Academia da Carne Friboi disponibilizará também o serviço de chat on-line, gerenciado pela E-life, que responderá às dúvidas dos usuários, de segunda a segunda, das 9h às 24h. O time de atendentes será composto por estudantes de Gastronomia, que serão devidamente treinados pelos especialistas e poderão dar mais detalhes sobre cortes de carne, modo de preparo e outras técnicas. Para perguntas mais complexas, especialistas Friboi estarão prontos para auxiliar.

Ficha Técnica da Campanha

Título: Academia da Carne

Cliente: Friboi – JBS

Agências: ID e Lew'Lara/TBWA

CCO: Domenico Massareto

Criação: Gustavo Vieira, Thiago Pinto, Marcela Calura, Carlos Eduardo Lopes, Marcus Meirelles, Beatriz Lima, Viktor Emeka, Henrique Leite, Vitor Martins e Vinicius Watanabe

Atendimento: Raquele Rebello, Kriscia Proença, Alessandra Visintainer, Clarissa Silva, Mayara Cortez, Tathyana Paulickova e Felipe Jurdi

Planejamento: Renata d’Avila, Renato Sapiro, Xixo Mauricio, Eduardo Dami e Brenno Nocite

Mídia: Luiz Ritton, Fabio Caetano, Rodrigo Simões, André Magalhães, Leonardo Takai, Marcus Silva, Giovana de Vito, Mariana Lima e Caroline Romano

Projetos: Rosana Belchior e Silmara Ferreira

Conteúdo: Elke Mendonça e Thaís Moro

RTV: Luzia Oliveira, Angela Felicio e Marcella Pappiani

Art buyer: Ale Sarilho, Sabino, Caio Lobo e Natasha Latronico

Produção gráfica: Marcos Pedra e Alexandro Coelho

Produtora de filme: Dinamo Filmes

Direção: Eduardo Hamann Cama

Fotografia: Marcelo Brasil

Pós-produção: Tribbo Post

Produtora de som: A voz do Brasil

Montagem: Douglas Gomes

Finalização: Felipe Righeto

Fotógrafo da campanha: Gustavo Lacerda

Fotógrafo de celebridades: Chico Audi

Clientes: Maria Eugênia Campacci Rocha, Mariana Morais, Priscila Fachinetti e Paulo Pereira

Sobre a Friboi

Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. A Friboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Em 2015, criou o projeto Friboi Orienta, um programa de educação que tem o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e ensinar as melhores práticas em cortes, temperos e preparos para cada peça de carne.

Sobre Agência ID

Criada em 2007, a ID integra o grupo Omnicom e está alinhada no Brasil via TBWA\Worldwide. Liderada pelos sócios Camila Costa, CEO; e Domenico Massareto, CCO; a ID é focada em planejamento integrado, criação, mídia, performance e execução de ações inovadoras multiplataformas, com o objetivo de conectar pessoas e marcas. Voltada para o futuro, a agência instiga o mercado a se perguntar “What’s Next?” (“O que vem depois?”) - do digital, da integração, do cross, do live, do content e do tempo real. Entre os clientes que atende, estão Adidas, Banco Santander, Friboi, Natura, Onofre Agora, entre outros.

Sobre a Lew’Lara\TBWA

Fundada em 1992 por Luiz Lara e Jaques Lewkowicz, a Lew’Lara\TBWA é uma agência do Disruption ®. Liderada pelo CEO e sócio Marcio Oliveira, atualmente é a 15° maior agência, segundo ranking do IBOPE. Em sua carteira de clientes estão Nissan, Adidas, Banco do Brasil, Friboi, Sebrae, Bunge, Vale, Sabesp, Gatorade, Cacau Show, entre outros. Premiada nos mais importantes festivais de publicidade do mundo, a Lew’Lara\TBWA acredita na constante busca de romper as convenções dos segmentos em que seus clientes atuam para tornar a imagem da marca diferenciada dos demais concorrentes. Campanhas e ativações com uma criatividade responsável por influenciar pessoas, mudar hábitos, educar e entreter são resultado desse posicionamento, que ganhou reconhecimento em 2014, na qual a agência foi eleita como a que mais entende do negócio do cliente.

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