Brasil, 30 de Setembro de 2016

Dicas Para Não Cair Em Uma Cilada Ao Comprar Online

Por Patrick Nogueira

O ano de 2015 foi marcado pela crise financeira, quedas nas vendas e aumento de produtos e taxas. Mas, segundo a 33º edição do relatório da WebShoppers, o comercio eletrônico registrou um aumento de 15%, movimentando cerca de R$ 41,3 bilhões no ano passado. As compras por dispositivos móveis tiveram um crescimento significativo ano passado representando 12% do faturamento total.

Para esse ano é esperado uma expansão de 24% nas vendas pela internet, segundo levantamento da Ipsos, empresa especializada em pesquisa de consumo. O aumento de compras é esperado para setores como os de Saúde e Beleza (31%), Gêneros alimentícios (31%), Artigos domésticos (27%) e Lazer, hobbies e atividades ao ar livre (27%), além dos Eletrônicos de consumo (17%). Para se ter uma ideia desse crescimento online, cerca de 67% dos internautas brasileiros compraram algum produto nos últimos 12 meses.

Os estudos avaliaram também o volume de compradores em sites estrangeiros, que no ano passado chegou a 54%, com 14,9 milhões de consumidores únicos de sites importados como Aliexpress, Amazon, eBay, entre outros.

Pensando nesse aumento significativo de novos usuários, seja em sites nacionais ou não, separamos algumas dicas para que suas compras online sejam seguras e sem ciladas pelo caminho:

1 - Segurança Eletrônica

Verifique sempre se o site no qual você está comprando atende as normas de segurança recomendada. Sites que tenham https e cadeado ativado (símbolos utilizados como segurança pelos sites) validam que a página é segura para realização de compra, uso de dados pessoais e dados do cartão. Evite fazer suas compras em computadores públicos, como em lan houses e cybercafés, utilizar wi-fi público e se possível faça sempre o uso de antivírus e firewall em seu computador.

2 - Compare antes de comprar

Comparar o preço com outros sites é uma ótima alternativa para economizar e alguns sites e comparadores facilitam esse momento. Mas fique atento e desconfie se o produto está muito abaixo em relação a outros sites. Se possível faça a compra em sites de confiança e recomendados entre os consumidores, amigos e parentes.

3 - Prazos e Entregas

O prazo de entrega e custo devem ser sempre informados ao consumidor, pois muitas vezes o custo do frete não está incluso no produto. Atente-se aos valores finais antes de finalizar as compras para não ser enganado.

4 - Falsas Ofertas

Não abra e nem coloque dados pessoais em e-mails desconhecidos e falsos. Confie apenas em produtos ofertados no site da empresa e em promoções de sites reconhecidos. Se o produto que foi ofertado estiver muito barato, desconfie.

5 - Compras Internacionais

Atente-se ao valor do produto antes da compra, lembre-se que quase todos os produtos são taxados pelo governo. O valor do frete mais as taxas de impostos podem fazer com que o produto final sai mais caro que no Brasil. Prazos maiores e falta de assistências técnicas no país são importantes pontos que devem ser levados em consideração na hora da compra.

Se mesmo com todas essas dicas, acontecer algum problema com sua compra saiba que existem órgãos responsáveis e que garantem seus direitos, como o Procon e o IDEC. E não esqueça de guardar e-mails emitidos pela loja, comprovantes de pagamentos, documentos e notas fiscais. Esses itens comprovam perante a justiça o compromisso da empresa com o consumidor.

Acreditamos que com essas dicas, os consumidores possam ter uma compra segura e confiável. A atenção é fundamental para não cair em uma cilada.

Patrick Nogueira é fundador do Baixou, startup do Espírito Santo especializada em ferramentas online que monitoram a variação de preço de mais de 3 milhões de produtos, em todo varejo nacional. Seu plugin chamado “Baixou Agora” tem mais de 200 mil instalações e avisa aos usuários, antes das compras online, se aquele é o menor preço encontrado em lojas virtuais. A startup está sendo acelerada pela “Start You Up”, no Brasil e de Junho e Setembro de 2013 participou do processo de aceleração da “Plug and Play Tech Center”, no Vale do Silício.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish