Brasil, 26 de Abril de 2017

O saneamento básico e o H1N1

• Escrito por  Beny Schmidt/ Agora Comunicação
  • Publicado no www.segs.com.br em Saúde

A ciência ainda não decidiu com a razão se os vírus são seres vivos ou não. Por quê? Porque os vírus não fazem nem possuem metabolismo próprio. Ou seja, todas as atividades que eles participam estão sempre ligadas a outros organismos como, por exemplo, plantas, no reino vegetal, e vertebrados, no reino animal, assim como insetos e bactérias. Novamente caímos no mesmo problema que infelizmente acomete nosso país: a imperdoável falta de saneamento básico. Ele não só é o principal responsável pelas epidemias virais transmitidas pelos aedes aegypti, como zika, dengue e chikungunya, mas também pelas epidemias virais causadas por todos os tipos de vírus influenza.

É conhecido que os principais habitats dos vírus influenza são, justamente, insetos, bactérias e bacilos, como os da cólera e da febre tifoide, que abundam nos esgotos e no lixo. Mais uma epidemia viral acomete o nosso país, causando verdadeira neurose e aglomerações na procura por vacinas, que apenas potencializam a disseminação dessas viroses. Além de não prestar a mínima atenção no saneamento, o governo peca profundamente na falta de informação à nossa população.

Ou os cientistas do governo decidem de uma vez por todas iniciar um projeto para tratar dos esgotos, coletar o lixo e entregar água potável para a população ou nosso país será invadido, no ano que vem, no subsequente e cada vez mais, por epidemias virais, causando milhares de mortes infames.

Beny Schmidt é chefe e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele e sua equipe são responsáveis pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de doze mil biópsias realizadas, e ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético - a distrofina.

Beny Schmidt possui larga experiência na área de medicina esportiva, na qual já realizou consultorias para a liberação de jogadores no futebol profissional e atletas olímpicos. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Reffis, do São Paulo Futebol Clube, e do CECAP (Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano).

Foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo com a entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, como agradecimento por todos os seus feitos em prol da saúde. Seu pai, Benjamin José Schmidt, foi o responsável por introduzir no Brasil o teste do pezinho.

SEGS SEO LINK