Brasil, 21 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Reservas Votorantim apresentam novo serviço de compensação de Reserva Legal na AgroBrasília 2018

Legado das Águas Legado das Águas Créditos: Luciano Candisani

Empresa administra os ativos ambientais do Legado das Águas (SP), maior reserva privada de Mata Atlântica do País, e do Legado Verdes do Cerrado (GO), única Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável da região Centro-Oeste

As Reservas Votorantim, empresa da Votorantim S.A que administra os ativos ambientais do Legado das Águas (SP), maior reserva privada de Mata Atlântica do País, e do Legado Verdes do Cerrado (GO), única Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável da região Centro-Oeste, marcam presença na AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, de 15 a 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci em Brasília (DF).

Durante o evento, que reúne produtores rurais, empreendedores do campo, estudantes, empresários e quem atua no setor, a empresa apresentará seu mais novo serviço: a oferta de área para compensação de Reserva Legal. Com foco em soluções ambientais para produtores e proprietários rurais, serão oferecidas alternativas para regularização de propriedades no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). A participação na feira é fruto da parceria com a Votorantim Cimentos.

Sobre a compensação de Reserva Legal

A Reserva Legal é uma área que deve corresponder a, no mínimo, 20% de uma propriedade ou posse rural, com mata nativa que auxilia a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promove a conservação da biodiversidade, bem como serve de abrigo e proteção à fauna silvestre.

Para as propriedades rurais que não atendem ao critério legal de Reserva Legal, é possível compensar a sua área em outro território, no mesmo bioma, com inúmeros benefícios. Segundo o diretor das Reservas Votorantim, David Canassa, a oferta de áreas para compensação de Reserva Legal de terceiros, em São Paulo e Goiás, é realizada com a segurança de quem administra grandes maciços florestais há mais de seis décadas.

“Ciente de que a partir de maio de 2018, o crédito agrícola poderá não ser concedido a agricultores que não tiverem cadastro regularizado no Sicar, e que muitos mercados compradores de produtos do agronegócio estarão cada vez mais exigentes ao cumprimento integral da legislação ambiental brasileira, estamos com alta expectativa em relação a essa nova iniciativa em prol da proteção do meio ambiente e da regularização do agricultor”, afirma Canassa.

Sobre os ativos ambientais das Reservas Votorantim

A empresa estruturou os ativos do Legado das Águas e do Legado Verdes do Cerrado para prover soluções ambientais completas aos proprietários rurais, seja com a compensação de Reserva Legal, ou com o reflorestamento de mata nativa e de Áreas de Preservação Permanente (APP).

O território do Legado das Águas, com 31 mil hectares em São Paulo, foi constituído entre as décadas de 1920 e 1950 pela Votorantim. Na época, a empresa pretendia conservar a cobertura vegetal para garantir no longo prazo a disponibilidade hídrica da região, onde estão sete usinas hidrelétricas – hoje operadas pela Votorantim Energia – que fornecem energia para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Essa visão foi ampliada e se materializou em um protocolo de intenções, firmado em 2012 entre o Governo do Estado de São Paulo e a Votorantim S.A., para a implantação de uma Reserva que ofereça um legado positivo para a sociedade, desenvolvendo atividades de pesquisa, educação ambiental e turismo sustentável, além de possibilidades de negócios a partir dos recursos ambientais ali presentes.

O Legado Verdes do Cerrado em Goiás, com 32 mil hectares, é uma área da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Da área total, 27 mil hectares possuem cerrado em excelente estado de conservação e são protegidos pela empresa desde sua aquisição há mais de 40 anos. Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a reserva é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia). Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado e em 23 mil hectares são realizadas as atividades da economia verde, enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, está localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa. O projeto da nova economia inclui o desenvolvimento de atividades como viveiro de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura.

Reservas Votorantim

Pela natureza dos negócios desenvolvidos pelas suas empresas, o Grupo Votorantim sempre optou pela aquisição de áreas que não se limitassem às necessidades do empreendimento, resultando que significativa parcela dessas fossem mantidas em alto grau de conservação. Diante deste panorama, a Votorantim criou uma nova empresa, a Reservas Votorantim Ltda, com a proposta de gerar negócios a partir da conservação de ativos ambientais. Consequentemente, novas cadeias produtivas são fomentadas, contribuindo com a população local e com o desenvolvimento econômico por meio da geração de valor compartilhado. Sob sua responsabilidade está a administração do Legado das Águas, localizada no Vale do Ribeira entre os municípios de Juquiá, Tapiraí e Miracatu (SP), e o Legado Verdes do Cerrado, localizado em Niquelândia (GO).

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::