Brasil, 26 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Conheça o curso de Engenharia de Materiais e suas inúmeras áreas de atuação

Em um mundo marcado pelo consumismo, o Engenheiro de Materiais se tornou um dos profissionais mais requisitados, principalmente, para o desenvolvimento de produtos que sejam sustentáveis

Nas últimas décadas, o desejo desenfreado por consumo de produtos de diferentes segmentos tem demandado da indústria soluções de novos materiais, que sejam entre outras características, sustentáveis. Estudar como os materiais disponíveis no mercado podem ser utilizados para minimizar o impacto causado pelos produtos, bem como pensar em diferentes materiais se tornou uma atividade de alta importância e de responsabilidade de um profissional que está em falta no mercado, o Engenheiro de Materiais.

Áreas de atuação

Antes do lançamento de um novo produto para o mercado, é preciso levar em conta diversos aspectos. Por exemplo: O material utilizado na fabricação do produto é resistente? Poderá ser reciclado após o uso? Como este produto poderá ser fabricado? Quais as tendências do futuro em termos de produtos e materiais em um mundo onde a tecnologia avança a cada segundo? Responder a esses desafios é uma das funções de um Engenheiro de Materiais, que pode atuar em diversas áreas, entre elas, na Indústria e em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em empresas de engenharia.

A professora e coordenadora do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI, Adriana Catelli, destaca que a área de atuação do profissional é ampla e bem dinâmica. "O profissional dessa área pode trabalhar na criação de novos materiais, bem como realizar a avaliação e controle de desempenho deles, além de otimizar os processos de forma a reduzir custos sem que o produto perca suas características, considerando sempre o impacto ao meio ambiente" destaca.

O engenheiro com esta formação pode produzir e desenvolver materiais metálicos, poliméricos, como plásticos, borrachas e resinas; e cerâmicos, em siderúrgicas, metalúrgicas e indústrias químicas e petroquímicas, por exemplo. Também atua em praticamente todas as empresas e setores que produzem e constroem os bens que movem a sociedade (automobilística, aeronáutica, brinquedos, embalagens, vidros, etc.). É uma área que conversa com todas as demais engenharias e trabalha de forma multidisciplinar, desde a concepção do projeto ao acompanhamento da execução e testes de qualidade.

Formação interdisciplinar

Pensando nisso e levando em consideração as mudanças do mundo e do mercado, o Centro Universitário FEI oferece o curso de graduação em Engenharia de Materiais, que desafia o aluno a pensar em projetos inovadores que apresentem melhorias para a sociedade. "O profissional atual precisa ser criativo e conseguir se adaptar às mudanças. Quando trazemos desafios para nossos alunos, queremos torná-los capazes de também enfrentar os desafios que encontrarão no mercado de trabalho. A Engenharia de Materiais é uma área bastante ampla e, dessa forma, estar bem preparado é indispensável para qualquer profissional", conclui Adriana Catelli.

Saiba mais

Para saber mais sobre a profissão, ver atividades práticas e projetos da área, acesse o Blog da FEI e clique na categoria Engenharia de Materiais, ou visite o FEI Portas Abertas, evento que será realizado em 19 de maio, com entrada gratuita, onde o visitante poderá conhecer toda a infraestrutura de laboratórios da Instituição e interagir com projetos relacionadas não só à Engenharia de Materiais, mas a todos os cursos da FEI. Acesse o site fei.edu.br/portasabertas e saiba mais informações sobre o evento.

Vestibular do meio do ano

Até às 18h de 6 de junho, as inscrições estão abertas para o vestibular do meio do ano do Centro Universitário FEI. Os candidatos poderão se inscrever para os cursos de Administração, Ciência da Computação e oito Engenharias: Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil. A FEI conta com dois campi, um em São Bernardo do Campo (SP), com todos os cursos, e outro na capital paulista, dedicado ao curso de Administração. A prova será aplicada em 16 de junho, com divulgação do gabarito no mesmo dia. Para outras informações, acesse www.fei.edu.b

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::