Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

25 anos da Lei de Cotas para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é tema de debate online

A advogada especialista em direitos humanos, Rita Mendonça, participa de uma discussão sobre o panorama atual da Lei de Cotas para inclusão da pessoa com deficiência no site Diversidade na Rua

Em julho de 2016 a Lei de Cotas para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho completa 25 anos. Em todo esse tempo, foram muitas as mudanças sociais e econômicas ocorridas, inclusive a entrada em vigor da Lei Brasileira da Inclusão (LBI). Esses foram alguns dos motivos que levaram o projeto Diversidade na Rua a refletir sobre o tema e promover a discussão online que acontece na próxima quarta-feira, 13 de abril, às 19h, no site Diversidade na Rua (www.diversidadenarua.cc).

Com o tema “25 anos da Lei de Cotas para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho – avanços, desafios e perspectivas” o Debate Aberto será mediado pela advogada, pesquisadora e consultora sobre os direitos humanos da pessoa com deficiência desde 1997, Rita de Cássia Tenório Mendonça.

“Cada vez que avançamos no acesso à tecnologia e realizamos a inclusão social com respeito às diferenças percebemos que é plenamente possível para as pessoas com deficiência empreenderem conquistas pessoais e coletivas, e também desfrutarem do bem-estar e das alegrias que a vida pode proporcionar a qualquer um de nós. A ausência de um membro, função ou sentido não nos retira as aptidões, desejos e aspirações. O que precisamos ter em mente é que o mundo é que deve se ajustar às nossas especificidades e necessidades, e não o contrário. Num mundo de verve capitalista – como não poderia deixar de ser – o direito humano ao trabalho é o que nos proporciona o acesso aos demais direitos humanos. A inclusão no mercado de trabalho, portanto, normalmente é a porta de entrada para a vida digna e o exercício pleno da cidadania de todas as pessoas. E ele precisa ser garantido às pessoas com deficiência, que também tem seus desejos e aptidões, que não podem ser desconsiderados”, declara Rita.

Desmistificar o tema é o primeiro passo para a realização deste direito e para o cumprimento efetivo da lei sem os percalços e as dificuldades que tanto desmotivam as pessoas com deficiência e tanto preocupam as empresas quando o tema é Lei de Cotas.

Por ser aberto ao público, qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode participar do Debate Aberto acessando o site (www.diversidadenarua.cc/debate). O formato é como o de um fórum: as questões são lançadas pelos participantes e todas as respostas podem ser replicadas. Para interagir é preciso fazer um cadastro rápido e simples.

SERVIÇO

Debate aberto Diversidade na Rua

Tema: 25 Anos da Lei de Cotas para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho – avanços, desafios e perspectivas

Data: 13 de abril de 2016

Horário: 19 horas

Para participar acesse: http://www.diversidadenarua.cc/debate

http://emkt.singcomunica.com.br/emkt/dados/17704/0/Image/DIVERSIDADE_NA_RUA.jpg

Sobre Rita Mendonça

Especializada em Educação em Direitos Humanos, Políticas Públicas, Questões de Gênero e Raça, democracia participativa, movimentos sociais e terceiro setor, é consultora da Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência Física (Onedef), Diretora Jurídica e de Diversidade em Alagoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Secretária de Estado Adjunta da Mulher e dos Direitos Humanos. “Mantém o blog Um Direito que Respeite”. Escreveu livros, manuais e cartilhas na área, sendo autora do “Guia Alagoas Inclusiva, de orientações para empregadores e profissionais de recursos humanos” (http://umdireitoquerespeite.blogspot.com.br/).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.