Brasil, 25 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Almofadas: um coringa para trazer personalidade à decoração neutra

Almofadas: um coringa para trazer personalidade à decoração neutra Créditos da Imagem: Pixabay

Elas são recursos versáteis e acessíveis que podem transformar um ambiente. Veja as dicas da arquiteta Anna Paula Melo para não errar na escolha

As almofadas são itens essenciais na decoração daqueles que buscam conforto à qualquer cômodo da casa. Além disso, podem proporcionar mais estilo e despojamento a qualquer ambiente, principalmente quando se pensa em algo novo, estampas diferentes, formatos diversificados e texturas que fogem do comum. É o que explica a arquiteta Anna Paula Melo, responsável pelo projeto do decorado do Residencial Persona Bueno By Brasal, onde as almofadas estão marcando presença.

Anna Paula explica que ama o uso desse recurso na decoração de ambientes por ser algo relativamente acessível e pode transformar a decoração, dando personalidade, cor e charme. “Nem sempre podemos ter uma parede amarela, um sofá vermelho ou um item de valor agregado mais alto com cores tão vibrantes. Além de ser mais caro, é algo cansativo e difícil para ser trocado por um novo em curto prazo”, explica.

Já a almofada, que é mais acessível e pode ter sua capa trocada de tempos em tempos, acaba sendo uma a alternativa para trazer ousadia na decoração. “No Persona, por exemplo, temos uma decoração com base mais neutra e jogamos as almofadas com texturas e cores mais intensas, que se encarregam de dar um toque especial aos ambientes”, explica.

Como usar

Anna Paula dá a dica: para quem quer fugir do comum, vale apostar em almofadas com formatos e proporções diferentes. A estamparia pode seguir tendências do momento, mas não como uma obrigação. “Cada um tem seu estilo próprio e nem sempre essas tendências casam com isso. Sendo assim, saber o que é tendência é valido, mas ao usar, muito cuidado para não descaracterizar sua casa, tirar sua personalidade”, avalia Anna Paula.

Nos quartos

Graças ao conforto que proporciona, as almofadas podem e devem estar presentes não apenas no sofá das visitas, mas também nos quartos e varandas. No entanto existe diferença no que é ideal para se usar de um lugar para o outro. “Eu indico que nesses dois casos as pessoas optem por tecidos mais macio e que não esquentam”, diz. Para o quarto das crianças, a dica é usar estampas lúdicas das crianças. “Almofadas com formato de carrinhos por exemplo”, diz.

Sala e varanda

A sala e a varanda são ambientes mais despojados, que permitem uma ousadia maior, mas há o que se atentar. “Tecidos como a seda, por exemplo, devem ser evitados uma vez que se desgastam com mais facilidade, deixe para aquela poltrona ou o quarto, onde as pessoas usam menos o ambiente ou tem mais cuidado no uso. Os tecidos mais resistentes são ideais, como o linho e aplicações bordadas”, esclarece.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::