Brasil, 21 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Schaeffler celebra 15 anos do programa Formare com 406 jovens qualificados para o mercado de trabalho

A Schaeffler, multinacional alemã líder no setor automotivo, celebrou 15 anos de implementação do programa Formare. Desenvolvido pela Fundação Iochpe, o Formare atua em parceria com empresas na qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde que iniciou o Formare na unidade de Sorocaba (SP), em 2002, a Schaeffler já formou 406 jovens, sendo que 80% foram contratados pela própria empresa.

Marcos Zavanella, presidente e CEO da Schaeffler América do Sul, comenta sobre a importância do Formare na história da companhia: “Para conquistar a liderança do mercado, alguns fatores são fundamentais, como qualidade, criatividade, inovação, entrega e proximidade ao cliente. Nada disso, porém, acontece sem qualificação profissional. Neste sentido, a Schaeffler contribui para o desenvolvimento de centenas de jovens da nossa comunidade por meio do projeto Formare. Assim, estabelecemos uma relação de mútuo sucesso, seja para os jovens ou para a empresa, que pode contar com profissionais bem qualificados”.

Como a companhia oferece 20 vagas anualmente, a disputa para participar do programa é bastante acirrada. O processo seletivo, composto por oito etapas, normalmente começa em agosto e termina em janeiro.

Quando o Formare foi iniciado na Schaeffler, o público masculino representava a larga maioria de jovens interessados na formação. No entanto, ao longo dos anos, a empresa contabilizou um aumento significativo na participação do público feminino. Hoje, a empresa destaca que há praticamente o mesmo número de alunos de ambos os gêneros.

“O Formare oferece a oportunidade da inserção do jovem no mercado de trabalho, contribuindo com seu desenvolvimento profissional e pessoal. Trata-se de um projeto especial para a Schaeffler, pois conta com suporte de educadores voluntários, que são funcionários da empresa e que transformam a vida dos jovens através da transmissão de conhecimentos, experiência e amor. Ao transformar o outro a gente se transforma também. O Formare traz motivação, engajamento e comprometimento, elementos essenciais para que esse projeto se perpetue com sucesso por tantos anos”, conta Rosana Bacciotti, diretora executiva de Recursos Humanos da Schaeffler América do Sul.

Educadores voluntários contribuem para o sucesso do programa

No Formare, os próprios colaboradores da empresa dão aulas voluntariamente para os alunos do programa e compartilham sua experiência profissional com os jovens. Atualmente na Schaeffler, 55 educadores voluntários contribuem com a iniciativa. “Dar aula para o Formare é uma oportunidade única de externar todo conhecimento que eu adquiri na Schaeffler ao longo desses anos e poder fazer parte da vida desses alunos”, conta o educador José Henrique. Já o educador Vinicius Dias afirma que “Ser um Educador no Formare é uma forma de demonstrar gratidão por tudo que recebi através deste programa. Com meu exemplo, posso mostrar aos jovens que a ajuda que recebemos hoje pode ser retribuída no futuro”.

Sobre o Formare

O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a turmas de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que atuam como educadores voluntários. A empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. No modelo Social, eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995. No modelo Aprendiz, seguem os parâmetros do Ministério do Trabalho.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::