Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Indústria cimenteira continua trajetória de desenvolvimento em Mato Grosso

Indústria cimenteira continua trajetória de desenvolvimento em Mato Grosso

Votorantim Cimentos completa três anos de operações na capital mato-grossense, destacando-se como uma das mais modernas e sustentáveis empresas do segmento no País

A Votorantim Cimentos completa em Cuiabá mais um ano de atuação em abril, mês em que também se comemora o aniversário da capital. Instalada em Cuiabá em 2013, com o início da operação nesta unidade, a Votorantim Cimentos dobrou a produção no Estado, passando de 1,2 milhão de toneladas (produzidas na fábrica da empresa, localizada em Nobres) para 2,5 milhões, da marca Itaú. A planta, localizada no Distrito de Aguaçu, recebeu investimento de R$ 400 milhões e gera, atualmente, cerca de 600 empregos diretos e indiretos.

Além de gerar emprego e renda para a região, a unidade funciona segundo os pilares de sustentabilidade da Votorantim Cimentos, demonstrando comprometimento com o bem-estar da comunidade local e com a preservação do meio ambiente. A fábrica utiliza o coprocessamento de rejeitos industriais e resíduos sólidos para substituir parte dos combustíveis fósseis na produção de cimento. Por mês, são coprocessados aproximadamente 20 mil toneladas, um volume com potencial para crescer a partir de novas parcerias com os setores público e privado.

O coprocessamento na Votorantim Cimentos de Cuiabá conta com licenciamento ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ao investir na substituição de combustíveis fósseis com o uso de resíduos no forno de clínquer, matéria-prima na produção de cimento, a empresa ajuda a reduzir o passivo ambiental no município, diminuindo a quantidade de resíduos no aterro sanitário. A medida ainda evita a emissão de gases, como o metano, que são prejudiciais à saúde humana e aumentam o efeito estufa.

Iniciativas sociais – Outras iniciativas executadas pela Votorantim Cimentos em Cuiabá que beneficiam a comunidade local são os projetos que a empresa desenvolve e apoia para estimular melhorias na educação e na saúde pública, além do incentivo às cadeias produtivas. Em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, a empresaaprimorou o sistema de saúde com a entrega de dois postos de saúde e reformou praçaspara o lazer nos distritos de Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, beneficiando, aproximadamente, 15 mil moradores. Durante o período de construção, foram oferecidos cursos de capacitação profissional, com o apoio do Senai, para moradores de Cuiabá, Nossa Senhora da Guia, Aguaçu e Várzea Grande.

Outra ação social realizada pela fábrica da Votorantim Cimentos de Cuiabá é o Programa VIA, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das estruturas de gestão, por meio do apoio a projetos de melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, contribuindo para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde seu início, em 2006, o VIA já atendeu 81 projetos, de 67 municípios, beneficiando mais de 22 mil crianças e adolescentes.

A fábrica da Votorantim Cimentos, em Cuiabá, também apoia, por meio do Programa ReDes, projetos de fomento à cadeia produtiva local. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações. Na região de Cuiabá, são apoiados pelo ReDes os projetos: Conexão Peixe, da Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá); Rede Leiteira da Baixada Cuiabana, da Cooperativa Agropecuária Várzea-grandense (Coopergrande); e Coleta Seletiva, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag).

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.