Brasil, 24 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Transformação do setor varejista exige um repensar no modelo de negócios e na mentalidade dos executivos

O varejo vive um período de grandes mudanças. A transformação tecnológica e as relações de consumo têm exigido um repensar no modelo de negócios das empresas e uma mentalidade diferente dos executivos. A opinião é de Tais Cundari, Sócia Consultora da Fesa Group, consultoria de retained executive search e de estratégia de Capital Humano.

“Enquanto existe a tendência de queda nas vendas totais de produtos nas lojas físicas, tem aumentado volume das vendas por e-commerce. Esse dado mostra que os consumidores estão experimentando outros canais de vendas. Visando preparar-se para esta grande mudança no perfil dos consumidores, os grandes varejistas estão revendo seus modelos de negócios. Assim, a expectativa é que aos poucos essa barreira entre o físico e o virtual vá desaparecendo. Parece simples, mas este modelo de loja fullfilment envolve uma série de adequações e mudanças nos processos internos que passam pelas áreas de tecnologia de informação, operações, atendimento aos clientes, marketing”, descreve a especialista em setores de Atacado e Varejo.

O momento é oportuno. Após dois anos de fortes quedas, o comércio varejista brasileiro cresceu 2% em 2017, influenciado pelas vendas dos produtos duráveis (moda e eletrodomésticos, por exemplo), que voltaram a aumentar com a queda das taxas de juros, e mantém a tendência de alta para 2018, de acordo o IBGE.

Uma recente pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, intitulada “Os Poderosos do Varejo Global 2018”, identificou quatro tendências que redefinirão a experiência de consumidores cada vez mais exigentes: construção de ferramentas digitais de alta performance, combinação dos universos físico e digital para compensar o tempo perdido, criação de experiências únicas nas lojas físicas, e reinvenção do varejo com as últimas tecnologias.

Segundo Michel Cutait, especialista em Shopping Center e Varejo e Diretor da Consultoria Make it Work, “o consumidor já não se contenta com a experiência de consumo estática que existia no passado, pelo contrário, agora ele quer ter flexibilidade na opção de compra, seja na loja física ou no e-commerce, conforme seja mais conveniente para ele, inclusive podendo praticar o chamado BOPIS (buy online pick up in store) ou fazer as compras diretamente do celular, de uma forma simples, direta e sem obstáculos físicos ou digitais”.

Diante deste contexto, o setor varejista demanda por profissionais que consigam acompanhar a transformação tecnológica e as novas relações de consumo. É imprescindível hoje que os profissionais tenham visão de negócios, excelente capacidade de influência e persuasão, capacidade de tomada de decisões, liderança e capacidade de adaptação as mudanças que tem ocorrido em um ritmo cada vez maior.

Sobre a Fesa Group

Consultoria especializada em executive search e estratégia de capital humano, representada pelas marcas Fesa (busca e s e l e ç ã o de altos executivos), Asap (busca e s e l e ç ã o executivos para média gerência) e Fesa Advisory (consultoria de capital humano e organização).

A Fesa Group foi fundada há 23 anos e hoje, comandada por Carlos Guilherme Nosé, está presente em todo o Brasil por meio de escritórios distribuídos estrategicamente em nove cidades, formando um time de profissionais altamente especializados nas mais diversas áreas da economia.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::