Brasil, 26 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Papagaios, aves-símbolo do Brasil, ganham semana de destaque no calendário nacional

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na última semana, na portaria da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, o reconhecimento da terceira semana do mês de abril como a “Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros”. A ideia é promover eventos públicos que alertem para a necessidade de preservar a espécie.

Neste ano, o período de comemoração do calendário cai entre 15 e 21 de abril, e precede dois eventos importantes relacionados a espécies de papagaios da região Sul do Brasil: a inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) federal Papagaios-de-altitude, em Urupema (SC), no dia 14 de abril; e os Festivais do Papagaio-charão e do Papagaio-de-peito-roxo, nos dias 21 e 22 de abril, também em Urupema (SC). Além dessas datas, no dia 28 de abril é comemorado o Dia do Observador de Aves no Brasil.

“Os papagaios são considerados símbolos das espécies de aves do Brasil e, ao mesmo tempo, são vulneráveis e em perigo de extinção, principalmente devido a efeitos que levam à perda de seu hábitat e pelo comércio ilegal. A presença de projetos apoiados sobre papagaios nos editais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, por exemplo, coloca a instituição como um dos principais promotores de estudos para proteção dos papagaios no Brasil e que tem importante papel na conservação dos nossos ecossistemas”, avalia o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira.

No final do ano passado foi lançado também o Programa Papagaios do Brasil, que tem como objetivo evitar a retirada de papagaios da natureza, por meio do combate ao tráfico de aves, e promover outras ações para sua conservação na natureza. A iniciativa tem apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e abrange seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), papagaio-charão (Amazona pretrei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa) que habitam diferentes biomas do país.

Fontes:

Emerson Oliveira - Coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, fala sobre a importância de apoiar projetos e pesquisas com foco nos papagaios

Jaime Martinez e Nêmora Prestes – pesquisadores especialistas em espécies de papagaios e membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. Falam sobre os projetos que apoiam para a conservação das espécies

Gláucia Seixas - membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza e coordenadora dos projetos Papagaio-verdadeiro e Papagaio-chauá. Fala sobre espécies de papagaios que ocorrem em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::