Brasil, 1 de Outubro de 2016

Conheça os benefícios do trabalho voluntário na terceira idade

Psicóloga da SOBACC explica que idosos podem ter benefícios no exercício da cidadania

Doar conhecimentos e encontrar novas capacidades pode ser a melhor descoberta de quem está na terceira idade. Os problemas de depressão que são bastante comuns nessa fase da vida têm solução através do uso do tempo livre no trabalho voluntário.

É comum recém aposentados se queixarem da falta do que fazer e, para quem trabalhou a vida toda, isso não é muito fácil de lidar e pode até causar depressão. Os psicólogos sempre recomendam fazerem alguma atividade ocupacional como: artesanato, exercícios, tomar aulas de dança, informática, dentre outras coisas que os agrade. Mesmo assim, às vezes tais atividades não são suficientes, pois o que prevalece é o sentimento de não serem mais uteis para a sociedade.

É por isso que a psicóloga da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania – SOBACC, Danielle Sá, aconselha aos pacientes que atende na sede da instituição a realizarem trabalhos voluntários.

“Através desse serviço eles têm muitos benefícios. O principal deles é a recuperação da auto-estima, mas há também a diminuição da ansiedade e do estresse. Além de ajudar na prevenção de quadros depressivos”, explica a doutora.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) informam que aproximadamente 20% da população de idosos são acometidos por depressão. Enquanto no Brasil o percentual ainda é de 15%, porém do mesmo modo, há que se prevenir. Embora sejam os fatores biológicos, sociais e psicológicos os maiores responsáveis, sabe-se que a propensão aumenta pela falta de atividades.

“O principal para os mais velhos é saberem que ainda podem ser úteis, então o trabalho voluntário é uma oportunidade de demonstrar suas habilidades e exercitar novas competências” complementa Danielle.

Quer saber mais sobre cidadania e benefícios do voluntariado? Basta comparecer a sede da SOBACC, localizada na Rua Senador Pompeu, 649, Sala 702 - 7° andar, centro – Ceará. Acesse também o site www.sociedade.org.br.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish