Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bumba meu boi homenageia a passagem da tocha pelo Maranhão

Chama olímpica percorre atrativos como Lençóis Maranhenses, Parque Nacional da Chapada das Mesas e a histórica São Luís

Durante três dias a chama olímpica percorrerá três cidades maranhenses e pernoitará em duas delas. O evento dará visibilidade mundial a um dos cenários mais belos do mundo: os Lençóis Maranhenses. A chama olímpica também passará pelo centro histórico da capital São Luís, tombado como patrimônio mundial e repleto de construções que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas.

A celebração mostrará os traços da cultura local, especialmente o Bumba meu boi, que remete à influência indígena na formação do povo maranhense. A localização geográfica propiciou ao Maranhão um híbrido das culturas do Norte e do Nordeste, seja no artesanato, no folclore ou na música popular. A culinária inclui pratos típicos como o arroz de cuxá e o sorvete de buriti.

Em Barreirinhas a tocha mostrará a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Da cidade partem veículos 4x4 que levam os turistas até as lagoas de água doce. O melhor período para conhecer o parque é entre maio e agosto, quando as chuvas acabam e as lagoas enchem – justamente durante o revezamento da tocha.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos maranhenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 457 milhões, entre eles a recuperação do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e a sinalização turística na rua Raimundo de Moraes no bairro Bom Sucesso em Imperatriz.

NA TRILHA – Dia 12 de junho, após sair de Palmas (TO) a tocha chega em São Luís onde pernoitará. No dia seguinte a tocha passará por Barreirinhas e, em 14 de junho, desembarca em Imperatriz, antes de seguir para Belém (PA).

Confira alguns atrativos das cidades do Maranhão que serão visitadas pela tocha:

Imperatriz

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais atrativos turísticos naturais do município maranhense. Imperatriz prima pela rica biodiversidade do Cerrado e pela beleza de suas paisagens naturais compostas por paredões, cavernas, cânions, buritizais e cachoeiras, que formam piscinas de águas cristalinas. A observação de aves endêmicas do local e as atividades relacionadas ao turismo de aventura, como trilhas ecológicas, rapel e canionismo, destacam-se entre os fatores que atraem os turistas ao local.

São Luís

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís foi ocupada por holandeses por três anos e reconquistada pelos portugueses. Vestígios dessa saga são encontrados na Cidade Velha. Pelos becos, ruas e vielas, os casarões dos séculos XVIII e XIX, muitos deles revestidos de azulejos originais, são testemunhas destes tempos. Na Rua do Sol estão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Teatro Arthur Azevedo. Visite a Matriz da Sé, erguida por jesuítas, a Casa de Nhozinho, que homenageia um dos mais importantes artesãos maranhenses, e o Palácio dos Leões, antiga fortaleza francesa.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.