Brasil, 1 de Outubro de 2016

Case de sucesso da solução RUB, Covabra Supermercados apresenta resultados significativos

Após seis anos de seu lançamento e depois de ter passado por validações, hoje é possível comprovar na prática, através de grandes redes varejistas que implantaram a solução, que o RUB vem apresentando resultados expressivos, revolucionários e duradouros para o mercado no Brasil.

A rede Covabra Supermercados, por exemplo, conseguiu reduzir seus índices de Ruptura de Exposição (produtos ausentes no salão de vendas, mas em estoque na loja) de 10% para 1%. "Isto quer dizer que de cada 100 itens, 10 estavam em estoque (capital empregado) e não disponíveis para venda. Reduzir este índice a 1% representa um ganho financeiro muito interessante", comenta Maurício Godinho, diretor de novos negócios da GIC, empresa responsável pela criação da solução RUB.

Em visita a uma das lojas Covabra Supermercados, Maurício identificou também que, além das reduções significativas da ruptura, a solução também ajudou a rede na organização do chão de loja, na melhora da gestão de estoque, ofereceu auditoria de presença, inventário, consulta de itens, controle de promotores e de etiquetas de preços, entre outros. "Inicialmente, enfrentamos certa resistência para que a equipe de chão de lojas utilizasse a ferramenta. Mas, com um processo focado de treinamento, acompanhamento e melhoria contínua, conseguimos resultados que, sem dúvida, representam um salto de produtividade para enfrentar o tão temido cenário recessivo que temos pela frente", ressalta Dioner dos Santos, diretor de TI da rede Covabra.

Resultados em detalhes

Case de sucesso com a solução RUB, Covabra Supermercados apresentou ainda mais retornos positivos:

Eficiência Operacional - Utilizando o RUB em seus principais módulos, a equipe de loja conseguiu organizar estoques, melhorar a arrumação e disponibilidade de produtos nas gôndolas e otimizar o trabalho dos repositores em ação. Com a utilização da ferramenta tudo ficou mais simples, desde a checagem e atualização de preços até o atendimento aos clientes.

Melhor gestão de estoques - a rede Covabra conseguiu realizar um trabalho muito interessante de arrumação da retaguarda (depósito de loja) através da ferramenta RUB. Como a solução aponta quais são os itens não disponíveis à venda no salão e seus estoques reais, gera a necessidade de buscar estes produtos em loja e, consequentemente, organizar estoques na retaguarda. Além de ajudar a ajustar o mix de vendas (produtos que não giram e em estoque), também foi possível gerar controle sobre quebra e roubo. De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o Covabra identificou e trabalhou sobre 589 itens que estavam em estoque virtual. Ganhos tangíveis que, sem dúvida, contribuirão para obter melhor resultado operacional.

Melhor atendimento ao cliente final - quando um cliente do Covabra procura itens em lojas tem informações imediatas e precisas de sua localização, estoques, preços e variantes. Para tanto, basta ler um código de barras de um item e ter acesso a uma infinidade de informações importantes ao cliente. A ferramenta permite ainda a geração de tarefas ao "chão de lojas" caso um repositor ou líder observe uma gôndola mal arrumada ou produtos avariados pedindo correções imediatas a estas questões.

A solução RUB é muito abrangente e possibilita a realização de inventários, controle de preços, datas de validade, controle de promotores, controle do recebimento em lojas, papa-filas dentre inúmeras outras funcionalidades. O Covabra mostra que a tecnologia é uma aliada interessante a melhores resultados em momentos recessivos.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish