Brasil, 28 de Setembro de 2016

Dificuldade Na Obtenção Do Crédito Bancário Impulsiona Crescimento Da Loara

Empresa especializada na captação e reestruturação de crédito deve movimentar R$ 42 milhões em 2016, 237% a mais do que no ano anterior

Mercado em crise é sinônimo de crédito mais difícil. Segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, o primeiro semestre de 2015 apresentou alta de 12,9%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o maior crescimento desde 2012, quando o índice registrou elevação de 16,5%

Em função deste cenário, nos últimos dois anos, muitas empresas enfrentam enormes dificuldades para solucionar suas dívidas. Mas foi justamente esta premissa que inspirou o executivo Adilson Seixas a enxergar uma oportunidade para iniciar sua vida de empreendedor com a Loara, numa atividade de captação e reestruturação de crédito das mais diversas linhas de financiamento, disponíveis no mercado para empresas. Seu negócio em apenas dois anos já movimentou R$ 9,8 milhões em 2014, R$ 17,7 milhões em 2015 (181%) e deve superar os R$ 42 milhões em 2016 (237%).

Segundo Seixas, presidente da Loara, e que fez longa carreira no setor bancário, o sucesso do negócio está baseado no tripé que compreende um conceito de Sustentabilidade em Crédito Bancário: [1] perfil adequado do cliente, [2] busca acertada pela melhor linha de crédito bancário e [3] modelo de credibilidade do negócio.

“Nossos clientes, seja na área de serviços, comércio ou indústria, possuem faturamento superior a R$ 10 milhões por ano. Geralmente enfrentam problemas de fluxo de caixa; buscam capital de giro para empresa; necessitam de crédito para investimentos e querem reduzir o seu custo financeiro com banco, aumentando a eficiência em crédito bancário. Buscamos a linha de crédito de acordo com a necessidade do cliente, com um modelo de remuneração 100% baseado na taxa de sucesso”, explica o executivo.

A metodologia da Loara consiste em diagnosticar minunciosamente a situação financeira do cliente. “Esta etapa é fundamental para procurarmos as instituições financeiras mais adequadas à necessidade, ou seja, asseguramos que o cenário da empresa seja transparente e consistente”, esclarece Seixas. “Somente então iniciamos as negociações. Se apurarmos que os números não atendem às expectativas necessárias ao crédito, não seguimos com o processo”.

Ao adotar estes princípios éticos, a Loara passou a crescer em média 200% ao ano, nos últimos dois anos, basicamente por indicação, e construiu reputação no mercado financeiro, que hoje enfrenta muitas dificuldades para avaliar o perfil de um CNPJ com tal profundidade de análise.

Na visão de Seixas, a empresa muitas vezes cria a demanda de crédito e posteriormente vai em busca do crédito, podendo encontrar variáveis críticas (não aprovação do crédito, taxa de juros alta, prazo inadequado, parcelas que não se encaixa no fluxo, entre outros), deixando o poder de decisão na mão do banco. Já a Loara faz o caminho inverso, procura deixar todas as linhas de crédito pré-aprovadas para a empresa, no sentido de atender suas futuras demandas, negociando no momento certo apenas preço e taxa, ou seja, deixando o poder de decisão sempre do lado da empresa.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish