Brasil, 30 de Setembro de 2016

CPFL Eficiência conclui projeto de autoprodução para Alpargatas na PB

Projeto irá reforçar a segurança energética de três plantas industriais da fabricante de calçados na Paraíba

A CPFL Eficiência, empresa do Grupo CPFL Energia na área de eficiência energética, concluiu um projeto de autoprodução para a fabricante de calçados e artigos esportivos Alpargatas. As usinas irão reforçar a segurança energética de três unidades industriais da empresa na Paraíba, além de reduzir a compra de energia da rede de distribuição durante o horário de ponta.

O projeto de autoprodução para Alpargatas é composto por nove geradores a diesel, somando 18 MW de capacidade. As máquinas foram instaladas nas plantas de Campina Grande e Santa Rita e estão ligadas diretamente às linhas de produção das fábricas, garantindo, assim, a continuidade nas operações da Alpargatas. As unidades geradoras têm autonomia de 10 horas (consumo de 650 litros de combustível por hora).

“Esse é o primeiro contrato completo de autoprodução firmado pela CPFL Eficiência, desde a concepção global do projeto, passando pela implantação dos geradores e até a operação e manutenção das usinas”, diz o diretor da CPFL Eficiência, Luciano Goulart. A empresa incorporou o negócio de autoprodução da CPFL Serviços e tem o histórico de 97 MW de projetos construídos em 75 geradores em sete estados.

As discussões entre as empresas para o desenvolvimento do projeto tiveram início no começo de 2015, quando o País vivia a ameaça de racionamento de energia em razão da crise hídrica. O acordo entre as partes foi firmado em maio, sendo que as obras começaram em outubro e foram concluídas em janeiro de 2016.

O projeto traz mais confiabilidade no suprimento de energia para as fábricas da Alpargatas, diminuindo a dependência da distribuidora local. Além disso, também reduz os custos com a compra de energia, uma vez que os geradores irão operar no horário de ponta, quando as tarifas industriais são mais caras.

O contrato firmado entre as empresas foi na modalidade BOT (construir, operar e transferir, na sigla em inglês). A CPFL Eficiência realizou todo o investimento e será remunerada pela prestação do serviço. Todos os ativos serão transferidos para a Alpargatas ao término do contrato, que terá duração de oito anos e tem valor de R$ 15 milhões.

Além de ser responsável pela concepção e execução do projeto, a CPFL Eficiência representou a Alpargatas em todo o processo de licenciamento ambiental e nos trâmites legais com a distribuidora local para viabilizar a conexão das usinas na rede elétrica. “O projeto da Alpargatas cumpre todos os requisitos da legislação ambiental para emissão de poluentes”, acrescenta Goulart.

O contrato com a Alpargatas reforça a trajetória de crescimento da CPFL Eficiência, criada no final de 2014 para reforçar o portfólio de serviços e soluções energéticas da CPFL Energia para indústrias e comércio. Entre os acordos firmados está o com o grupo mineiro Algar, em setembro de 2015, que contempla a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, a instalação de uma usina solar no data centers em Campinas (SP) e a expansão da planta solar do data center em Uberlândia (MG), além da migração da empresa para o mercado livre.

Outro contrato, firmado este ano, foi com uma empresa de saneamento na região Sul do País para a troca de motores por modelos mais eficientes. “O aumento das tarifas de energia tem intensificado a busca dos consumidores por soluções que reduzam os custos com energia, e a CPFL Eficiência tem atuado para oferecer projetos customizados que atendam as necessidades dos clientes”, afirma Goulart.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish