Brasil, 1 de Outubro de 2016

Editora Unesp ganha prêmio internacional de livros gastronômicos

• Escrito por  Pluricom Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais

Uvas e vinhos é ganhador do Gourmand World Cookbook Awards 2016, na categoria Best Wine Professionals Book. Agora, a publicação concorre ao prêmio máximo The Best in the World

Lançado em 2015 pela Editora Unesp, em coedição com a Editora Senac São Paulo, Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia, organizado por Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi, leva o prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2016 na categoria Best Wine Professionals Book (melhor livro profissional sobre vinhos).

Criado em 1995, o Gourmand World Cookbook é o maior prêmio editorial de gastronomia e vinhos do mundo. Na primeira fase, concorrem apenas livros da mesma nacionalidade. O ganhador de cada país concorre ao The Best in the World com ganhadores da mesma categoria. Os resultados serão anunciados em 28 de maio em uma cerimônia que ocorre na cidade chinesa de Yantai, considerada a capital do vinho.

Mais de metade da crescente produção mundial de uvas, que é liderada pela China e hoje supera as 69 milhões de toneladas anuais, transforma-se em vinho. Mas só obtêm bebidas de boa qualidade os produtores que dominam os cada vez mais sofisticados processos de melhoramento e deterioração de uvas e vinhos. São estas questões que constituem o tema de Uvas e vinhos, um livro produzido por professores e pesquisadores brasileiros, espanhóis e portugueses de diferentes áreas do conhecimento, mas com o interesse comum pela vitivinicultura (produção da uva destinada á preparação de vinhos).

Por sua interdisciplinaridade, a obra aborda diferentes experiências e conhecimentos dos aspectos relacionados a essa ciência, começando pela uva, passando por seu processamento até chegar ao engarrafamento do vinho.

A uva, por ser rica em compostos fenólicos, tem se destacado como importante fonte de compostos biologicamente ativos que contribuem para a saúde humana. Entretanto, como uma fruta não climatérica, que deve ser colhida madura, ela apresenta alta perecibilidade e pode sofrer modificações sensoriais e nutricionais. Essas alterações são decorrentes de diferentes reações químicas e enzimáticas que afetam a qualidade da fruta e, consequentemente, de seus derivados, como sucos e vinhos. Nesse contexto, a obra apresenta uma discussão sobre a química, a bioquímica e a microbiologia aplicadas a uvas, sua transformação em vinhos e a qualidade final da bebida obtida.

Título: Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia

Edição: Editora Unesp e Editora Senac São Paulo

Organizadores: Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi

Número de páginas: 200