Brasil, 23 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Tecnologia em soja é tema de palestra da Embrapa durante abertura da colheita de grãos no Tocantins

A Embrapa vai participar, no próximo dia 15, da abertura oficial da colheita de grãos na safra 2017/2018 no Tocantins. Um dos palestrantes é Leonardo Campos, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR), que atua no estado e faz parte de núcleo de pesquisas em sistemas agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO).

Leonardo vai falar sobre pesquisa e inovação tecnológica no aumento da produtividade da soja no Tocantins. Segundo ele, a atual produtividade média do grão no estado está distante do que consideraria um patamar máximo. “Hoje, o Tocantins tem em torno de 50 sacos por hectare de produtividade. Daria pra elevar bastante com adoção das tecnologias e pensando nas formas de se trabalhar nesse ambiente aqui, que é bem desafiador pra nós”.

O pesquisador conta sobre áreas que apresentam índices de até 75 ou 80 sacos por hectare; ou seja, números bem maiores que a média de todo o estado. “São áreas mais isoladas e onde normalmente você tem um ambiente um pouco melhor para o crescimento dessa soja, tem uma boa e bem distribuída precipitação, a temperatura não prejudica tanto, tem uma luminosidade. Essas áreas mostram que a gente ainda pode ganhar muito na produtividade”, explica.

De acordo com números divulgados ontem, 8 de fevereiro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins deve ter uma variação positiva de 1% na produção total de soja comparando-se a atual safra com a 2016/2017. O volume total produzido no estado deve ultrapassar 2,85 milhões de toneladas. A soja é o principal produto da agricultura tocantinense há várias safras, com tendência de se manter nessa posição, como em diversos outros estados do país.

Adoção de tecnologias – O pesquisador da Embrapa relata que o produtor tocantinense costuma adotar novas tecnologias, a exemplo das cultivares BRS, que identificam produtos da Embrapa. E acrescenta outras tecnologias utilizadas: “as técnicas de formação de palhada; de sobressemeadura de capins na soja; adoção dos sistemas onde você tem um plantio de soja, depois você entra com o milho, aí em um ano seguinte você coloca um capim nessa área e depois no outro ano você já entra novamente com soja, milho; o manejo integrado de pragas; a tecnologia da coinoculação de soja; a soja entrando em áreas de pastagem fazendo a renovação dessas pastagens através da integração lavoura-pecuária”.

Leonardo acredita que, em termos gerais, o produtor do estado não tem resistência à adoção de novas tecnologias. E novas tecnologias vão muito além de aumentos na produtividade ou mais resistência a doenças e pragas. Passam por melhorias em sistemas de produção que, a cada safra, podem apresentar mais sustentabilidade sob os pontos de vista ambiental, econômico e social.

Serviço:
O que: evento de abertura oficial da colheita de grãos da safra 2017/2018 no Tocantins
Quando: 15 de fevereiro, das 8h às 12h
Onde: Fazenda Bacaba (km 219 da TO 080 – 50 km após Marianópolis, sentido Caseara, margem direita, 3 km até a sede)
Realização: Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) Tocantins

Release publicado em https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31870101/tecnologia-em-soja-e-tema-de-palestra-da-embrapa-durante-abertura-da-colheita-de-graos-no-tocantins

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::