Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Plataforma Conviva completa cinco anos com presença em 86% dos municípios brasileiros

• Escrito por  Maria Alice Vila
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Demais

Ambiente virtual apoia secretarias na gestão da educação

A Plataforma Conviva Educação, ambiente virtual voltado ao gestor da educação municipal e equipes técnicas das secretarias, completou cinco anos no último dia 30 de janeiro. Na data, a plataforma contava com a presença de 86% dos municípios do país e 2.153 cidades, em média, acessavam o Conviva mensalmente. “O número é significativo, ainda mais quando levamos em conta que, aproximadamente, 80% das prefeituras passou por troca de gestão devido às eleições municipais de 2016 e tivemos que retomar o contato com todas elas”, explica o presidente da Undime, uma das 11 fundações e institutos responsáveis pela iniciativa, Alessio Costa Lima.

Ao longo dos últimos anos, a plataforma ofereceu diversas ferramentas e conteúdos essenciais que apoiaram a gestão da pasta. Entre elas, podemos destacar o Memorial de Gestão da Educação Municipal, que registra as ações das secretarias, colaborando para a transição de gestão, e a ferramenta do Plano Nacional de Educação, que apoiou os municípios na implementação de um currículo de acordo com o PNE. Também disponibilizou conteúdos sobre temas estratégicos para os gestores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Em 2017, o Conviva lançou um aplicativo que garante acesso a notícias relacionadas à educação municipal, agenda, contatos e buscas pelos conteúdos de gestão da plataforma por meio de dispositivos móveis. “Procuramos acompanhar os desafios da gestão e oferecer cada vez mais conteúdos e ferramentas para que as equipes técnicas possam fazer uma gestão ainda melhor”, conta Lima.

Para 2018, os planos incluem ampliar o número de articuladores responsáveis pelo atendimento aos municípios e o lançar novas ferramentas e conteúdos sobre gestão da educação.

Sobre a Plataforma Conviva

A plataforma Conviva Educação é um ambiente virtual gratuito que tem o propósito de apoiar o trabalho do dirigente e equipe técnica das secretarias municipais de educação. Lançado em 2013, oferece conteúdos, ferramentas e experiências voltadas às áreas da gestão municipal: orçamentária e financeira, administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar, além de ambientes voltados ao Plano Municipal de Educação e Indicadores da Educação Municipal.

O Conviva é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e fundações – Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Natura, Itaú BBA e Movimento Todos Pela Educação, e conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na divulgação para os municípios.

Código de segurança
Atualizar