Brasil, 22 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Hub do bem

Ex-executiva da Microsoft promove corrente de atitudes otimistas ajudando ONGs

Andréa Gomides, fundadora do instituto Ekloos é uma das grandes entusiastas do hub do bem, conceito que visa conectar pessoas e ações positivas. Ela deixou uma carreira no mercado corporativo e passou a se dedicar exclusivamente ao terceiro setor.

Durante a espera por um voo atrasado, em 2007, enquanto aguardava no saguão de Congonhas, foi fisgada pela capa de um livro exposto em uma livraria: “Saí da Microsoft para Mudar o Mundo”, do americano John Wood, ex-executivo do gigante de tecnologia e atual ativista filantrópico. “Depois de dez horas de trabalho puxado quase todos os dias, eu via que o que eu fazia não tinha um impacto imediato ou direto na melhoria da vida das pessoas. Decidi que era hora de mudar e ter propósito nas minhas ações”, lembra.

Através do trabalho de aceleração social realizado pelo Instituto Ekloos, Andréa e toda a equipe auxiliam na gestão de ONGs de todo o Brasil, unindo práticas que geram benefício aos moradores das regiões onde os projetos acelerados atuam. Entre os projetos acelerados estão: Coletivo Abrigo, Rio Invisível, Instituto d´O Passo e No Palco da Vida.

Quem anda pela cidade tem observado intervenções urbanas construído por madeira de demolição e outros materiais descartados, como bancos, ponto de ônibus, entre outros. Estas são iniciativas do Coletivo Abrigo, grupo que se iniciou em Aracaju (SE) e, há 6 meses, vem transformando espaços públicos na cidade, trabalhando em conjunto com os moradores de rua e do próprio bairro. O próximo passo será oferecer oficinas makers em diversos bairros da cidade.

Nos últimos 3 anos a população de rua na cidade do Rio de Janeiro cresceu 150%, alcançando o alto número de 14 mil pessoas que vivem nesta situação. Pessoas “invisíveis” para a sociedade que, através do projeto Rio Invisível, saem desta invisibilidade ao terem suas histórias contadas na internet. São histórias de homens e mulheres que tiveram as suas vidas transformadas pelo desemprego, conflitos familiares e pelas drogas. A divulgação da história da Vera sensibilizou as redes sociais, e a partir da contribuição e ação de muitas pessoas, Vera conseguiu uma casa para morar e, em dezembro, saiu das ruas.

Lucas Ciavatta acreditou na cidade e no país e deu inicio ao Instituto d`O Passo. A iniciativa tem por objetivo divulgar o método de O Passo, que possibilita a prática musical, valorizando o projeto musical de cada músico, professor, escola e grupo. A cidade ganha cursos regulares que se intensificarão em 2018.

Enquanto a situação do estado do Rio de Janeiro se agrava financeiramente, um grupo destemido continua fazendo arte em Olaria, sem nenhum financiador. No Palco da Vida reúne crianças, jovens e idosos em oficinas de interpretação teatral, iniciação musical, expressão corporal, incentivo a leitura, e também produzindo espetáculos teatrais na sede e em diversos outros espaços pela cidade.

Os gestores destas e de outras iniciativas se reúnem frequentemente com coordenadores de projetos do Instituto Ekloos, para melhorarem a gestão de suas organizações, olhando para o amanhã, sem pensar nas dificuldades que possam enfrentar. Através do processo de aceleração, os projetos são estruturados e passam a incorporar diversas inovações, gerando mais impacto social para as pessoas atendidas. O hub do bem conecta diariamente pessoas, organizações e empresas, para transformar a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil.

www.ekloos.org

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::