Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Ultrassonografias revelam lixo no aparelho digestivo de seis tartarugas em reabilitação no Gremar

  • Escrito por 
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Ultrassonografias revelam lixo no aparelho digestivo de seis tartarugas em reabilitação no Gremar

Nos últimos dias o Instituto Gremar realizou mais uma série de avaliações ultrassonográficas celomáticas através do plastrão em tartarugas marinhas em reabilitação. A ação é parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

O exame, pioneiro no Brasil, permite visualizar as estruturas internas do corpo de animais a partir do eco gerado por ondas ultrassônicas de alta frequência emitidas pelo aparelho.

Na estrutura corporal das tartarugas marinhas, o plastrão (parte de baixo do casco, que se une à carapaça por uma ponte óssea) é a região que possibilita o diagnóstico mais preciso. Aliado aos exames de rotina, ele é de extrema importância para a definição do tratamento em casos mais delicados.

Os resultados apontaram a presença de lixo no sistema digestivo das seis tartarugas da examinadas- todas da espécie Chelonia mydas -, principalmente pedaços de sacolas plásticas. Tais resíduos causam obstruções, prejudicam o funcionamento do intestino e podem levá-las a óbito.

“Lamentavelmente quase 100% dos animais que examino chegam nessa condição e já com o escore corporal baixíssimo. Tão longevos, acabam tendo as vidas abreviadas na juventude pelas mãos humanas”, comenta a médica veterinária Mariella Baldini, parceira do Gremar.

Educação ambiental

O Gremar realiza palestras para alunos das redes de ensino municipal e estadual em toda Baixada Santista, com temáticas voltadas à conscientização ambiental, preservação do ambiente marinho, principais espécies que habitam a região e a importância do descarte adequado do lixo. Frequentemente também leva tais informações às praias, com colocação de estande em locais de maior circulação de banhistas, compartilhando informações, expondo animais taxidermizados e promovendo mutirões de limpeza.

Além disso, atua em prontidão 24h. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.

PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.

Mais informações:

www.gremar.org.br
http://pmp.acad.univali.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::