Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fundação Alphaville participa de Dia das Boas Ações com coleta de lixo eletrônico

  • Escrito por  Grupo Máquina - Comunicação Corporativa Integrada
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O objetivo é disseminar o descarte correto de materiais que possuem chumbo, arsênico e cádmio, que podem contaminar o solo, os lençóis freáticos

Descarte incorreto pode prejudicar o trabalho de catadores

Dia das Boas Ações é celebrado em 61 países e já reuniu mais 930 mil participantes

Para contribuir com o meio ambiente, a Fundação Alphaville, em parceria com o projeto Residoando, participará do Dia das Boas Ações, celebrado entre 8 e 10 abril pelo Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para facilitar o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O objetivo é disseminar o descarte correto de materiais que possuem chumbo, arsênico e cádmio, que contaminam o solo, os lençóis freáticos, além de prejudicar o trabalho de catadores.

“A Fundação Alphaville tem como premissa colaborar com o desenvolvimento social e territorial de forma sustentável. Muitas vezes, as pessoas não se atentam aos problemas causados pelo lixo que produzem. Por isso, é muito importante que haja o engajamento das comunidades para a atenção ao descarte correto. Temos muito orgulho de participar desse projeto”, comenta Fernanda Toledo, gerente de sustentabilidade da Fundação Alphaville.

O conteúdo descartado será destinado às cooperativas que reciclam o lixo eletrônico corretamente e receberam treinamento do Laboratório de Sustentabilidade da USP junto ao Instituo GEA, para a correta destinação desse tipo de material. “A renda dos cooperados com venda desse tipo de resíduo aumenta expressivamente, assim como aumenta a autoestima do trabalhador ao mexer com eletrônicos”, afirma Renato Dallora, idealizador do projeto Residoando. Além da reciclagem adequada, os resíduos coletados serão destinados às cooperativas mais próximas dos locais de coleta. Dessa forma, a atividade contribuirá com a minimização de geração de CO2 com o transporte.

A ação acontecerá a partir do dia 2 de abril, no escritório da Fundação Alphaville, em São Paulo, no CES Santana de Parnaíba (SP) e no CEA Jacuhy (ES). Diversos aparelhos poderão ser descartados, como micro-ondas, câmara fotográfica, rádio, fone de ouvido, computador, TV, celular, videogame, microfone etc. A lista completa está disponível no site www.facebook.com/residoando e uma equipe esta à disposição para tirar dúvidas no telefone (11) 97696-9708.

No dia 10 de abril, haverá um evento aberto ao público no Parque do Ibirapuera, em SP, para a divulgação dos resultados obtidos com a campanha, entre eles os indicadores socioambientais para a medição da compensação de emissão de CO2, a quantidade de resíduos sólidos desviados de aterro e ganhos financeiros das cooperativas.

O Dia das Boas Ações é um movimento mundial que convoca pessoas para fazer o bem e espalhá-lo pelo mundo. Começou em 2007 com sua primeira realização em Israel, que reuniu 7 mil participantes para promover diversas ações pelo país, colaborando com asilos e orfanatos. Em 2011, o movimento se expandiu para outros países e no ano passado reuniu 930 mil participantes de 61 países diferentes, colaborando com mais de 11 mil projetos em todo o mundo. Para saber mais sobre o Dia das Boas Ações, acesse:
https://www.atados.com.br/dia-das-boas-acoes

Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promovendo o desenvolvimento social e territorial sustentável, está presente em 22 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação através dos pilares da sustentabilidade. Em 15 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 270 mil pessoas, por meio de seus mais de 180 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br

Sobre o Residoando

Residoando surgiu com a indignação do descarte incorreto do lixo eletrônica, a negligência dos fabricantes em relação à responsabilidade compartilhada oficializada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e a falta de logística reversa para esse tipo de resíduo. Assim temos como missão promover três pilares com a correta destinação dos resíduos eletrônicos, realizando campanhas de coleta de resíduos eletrônicos em edifícios, empresas e eventos:

Promover a redução, reutilização e reciclagem de materiais, reinserindo os materiais no ciclo;

Promover a proteção e conservação do meio ambiente, impedindo a contaminação de recursos hídricos e solos, aliviando aterros sanitários e compensando emissões de CO2;

Promover o empoderamento social, trabalhando para que as cooperativas e catadores de recicláveis ganhem visibilidade, reconhecimento e recursos financeiros;

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish