Fórum de Seguro Sustentável é destaque na newsletter da IAIS

• Escrito por  Cnseg
  • Publicado em Seguros

Evento ocorrido em 1º e 2 de dezembro de 2016 contou com a participação da Susep

Em 1º e 2 de dezembro ocorreu a primeira edição do Fórum de Seguro Sustentável (SIF, na sigla em inglês), em São Francisco-EUA, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com o Departamento de Seguros do estado da Califórnia.

Tendo como objetivo debater os desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade no negócio do seguro pela perspectiva dos reguladores, o evento contou com a participação de representantes da Susep (leia aqui a matéria) e de órgãos reguladores do seguro da França, Gana, Jamaica, Marrocos, Holanda, Singapura, Reino Unido e estado da Califórnia.

O Fórum foi, também, destaque na Newsletter de dezembro da Associação Internacional de Supervisores de Seguro (IAIS, na sigla em inglês), que trouxe a opinião de alguns participantes sobre o evento.

De acordo com o secretário geral da IAIS, o SIF é uma plataforma para os supervisores de seguro debaterem como apoiar o desenvolvimento de uma indústria de seguros que contribua para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Já o comissário de seguros do Estado da Califórnia, Dave Jones, “os reguladores de seguro têm um importante papel na garantia de que os riscos e oportunidades críticas da sustentabilidade sejam devidamente gerenciados”. Segundo ele, “o novo fórum irá possibilitar que os supervisores aprendam uns com os outros e realizem ações em comum contra ameaças em comum ao setor de seguros, como é o caso das mudanças climáticas.”

Por sua vez, o secretário geral adjunto da ONU, Elliott Harris, afirmou que “O Setor segurador é um dos principais setores que sustentam a transição para o desenvolvimento sustentável. Como parte disto, os reguladores e os supervisores terão um papel vital e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente está muito satisfeita por coordenar o novo Fórum”.

A matéria também ouviu a secretária Geral da Susep, Natalie Hurtado, para quem a iniciativa do Fórum possibilita que a Susep aprenda com as experiências internacionais e permite que a entidade reguladora brasileira compartilhe da sua experiência com os colegas de outros países.