É hora de fazer um balanço das vendas em 2016 antes de definir as novas metas

• Escrito por  Marcos Biaggio
  • Publicado em Seguros

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Com o novo ano já em pleno andamento, as equipes de vendas começam a retornar do recesso e entender como perseguirão suas metas em 2017. Afinal, 2016 não foi fácil, isso por causa da retração da economia, onda do desemprego e hiper competitividade.

A verdade é uma só: independente das variáveis externas, vendedores precisarão trabalhar focados em mais prospecções, mais orçamentos ou propostas e excelente relacionamento com os seus clientes habituais. Isso sem contar a necessidade de dominar habilidades como contorno de objeções, técnica de fechamento de venda e pós-venda para assegurar excelente relacionamento com os clientes e apurar novas necessidades.

Como ponto de partida para o plano de vendas, o melhor caminho é fazer um balanço no desempenho do ano anterior. Comece analisando os seguintes dados:

• Quantos clientes foram atendidos em 2016?
  • Qual foi a frequência média de negócios por cliente no ano?
  • Qual o valor médio por venda (ticket médio)?
  • Qual foi a taxa de conversão dos orçamentos ou propostas geradas?
  • Quantos prospects foram trabalhados e quantos tiveram a primeira experiência de compra?

De posse das informações acima, que devem ser analisadas de forma global e por vendedor, o próximo passo é definir metas de incremento para as mesmas variáveis, o que conduzirá ao montante de vendas necessário. Se ao longo de 2017 houver crescimento nesses cinco itens, o volume de vendas também será superior.

Depois do balanço do ano anterior e uma vez estabelecidas as novas metas, o vendedor deve repensar a sua postura como profissional de vendas ou solucionador de problemas. Afinal, o mais provável é que as dificuldades mercadológicas de 2016 se repitam ou até mesmo se agravem. Portanto, um passo fundamental é modernizar-se quanto à forma de trabalho e posicionamento perante os clientes atuais.

Vendas hoje

O vendedor moderno, não importa qual o segmento do negócio, é um solucionador de problemas, é quem ajuda um prospecto a encontrar o que ele necessita. Daí o conceito de vender – ajudar profissionalmente um prospecto qualificado a tomar uma boa decisão de compra para ele. O vendedor ganha o direito de ajudar esse prospecto depois de conquistar a sua confiança; descobrir a necessidade e demonstrar como ajudá-lo através do seu produto ou serviço; criar senso de urgência expondo o que pode perder ou deixar de ganhar se não fechar a compra do produto ou serviço.

Quatro características básicas acompanham o vendedor moderno bem sucedido e lhe conferem o status de consultor de negócios:

• Conhecimento da indústria em que atua, de finanças e dos recursos tecnológicos mais avançados no seu segmento;
  • Informação sobre a sua empresa, produtos/serviços, prospects/clientes, andamento do mercado, competências, atualidade, tendências em seu negócio;
  • Método para se organizar, planejar, executar e atingir resultados; capacidade de testar e medir cada esforço de aquisição de clientes;
  • Habilidade para escutar, analizar, projetar e negociar. Nesse campo, cabe compreender que as 3 principais ferramentas da comunicação se dividem da seguinte forma: 7% são palavras; 38% são voz, tom e ritmo; 55% são linguagem corporal.

Uma vez que é de conhecimento que o fator emocional terá 80% de peso na decisão de compra do cliente, não cabe mais ao vendedor dominar apenas as características do produto ou serviço. Ele precisa conhecer também, de forma clara, as vantagens e os benefícios para então impactar tremendamente o seu prospecto. É como um automóvel com direção hidráulica (características), mais suave para manobrar e estacionar sem fazer esforço (vantagem), que permite ao motorista chegar menos cansado e mais rápido (benefício).

Identificando a necessidade do cliente

Necessidade é o problema ou a dificuldade do cliente, a grande oportunidade para o vendedor. A necessidade pode ser latente, um problema que não é evidente para o cliente e que deve ser identificado pelo consultor para então explorá-lo; ou pode ainda transformar-se em uma cadeia de necessidades, a forma como se encadeiam as diferentes necessidades identificadas e como uma afeta a outra.

Uma vez identificadas as necessidades e pontuadas de forma clara junto ao prospecto ou cliente, o vendedor parte para uma seqüência de questionamentos onde a cada resposta uma nova pergunta vai mais fundo na necessidade ou na “dor” do cliente. No momento em que o interlocutor não manifestar a resposta, já afetado pela clareza dos fatos que cercam a sua necessidade, e, ao contrário, passar a perguntar, tem-se então o sinal que o vendedor precisava para concluir a venda. A ausência de respostas e o início dos questionamentos por parte do cliente é a prova de que a emoção atingiu o limite máximo para a sua decisão de comprar. É nessa etapa que o vendedor assume a venda, descreve o seu compromisso de entrega e se prepara para contornar as objeções quanto ao preço e forma de pagamento.

Em resumo, ser vendedor de sucesso hoje é saber usar as ferramentas de marketing para gerar prospectos; conquistar a confiança, identificar necessidade, propor soluções (ajuda) e criar senso de urgência. É necessário ter conhecimento do segmento onde atua, informações, sistematização/método e habilidades para relacionar-se e comunicar-se.  Estar frente a frente com o cliente é a oportunidade para o “gol”, é o momento de identificar a necessidade, a “dor”, avaliar a sua intensidade e as suas implicações, questionar e questionar, cada vez mais profundo, até o momento em que os papéis se invertem e o prospecto é quem pergunta. O vendedor, então, assume a venda; a emoção atingiu o ápice no processo de decisão de compra.

O passo seguinte é assegurar a entrega, fazer mais e melhor pelo cliente, convencê-lo a repetir a compra ou a comprar outros produtos; alimentar o relacionamento e manter comunicação permanente. Repetindo esse processo de forma constante e efetiva, indo de simples vendedor a consultor, só resta comemorar os resultados e transferir as técnicas de sucesso para as equipes de vendedores.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com