A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Campanha Lembre-C encerrou 2016 com a disponibilização de mais de 17 mil testes gratuitos para diagnósticos de Hepatite C no Brasil

  • Escrito por  Catarina Marrao
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Promovida pela biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb em parceria com diversas ONGs, ação colaborou para ampliar o acesso à informação e ao diagnóstico precoce da doença

Lançada em maio de 2016, a Campanha Lembre-C, promovida pela biofarmacêutica global Bristol-Myers Squibb em parceria com ONGs de saúde, encerrou o ano com cerca de 17.120 testes doados para o diagnóstico gratuito de Hepatite C que ocorreram em cidades como São Paulo, Campinas, Santos, diversos municípios do Espírito Santo e Porto Alegre. A ação tem como objetivo conscientizar, educar e testar gratuitamente toda as pessoas que tenham interesse em descobrir se são portadoras do vírus HCV, causador da Hepatite C, e promover o diagnóstico para a coinfecção HIV-HCV.

A diretora médica de virologia da Bristol-Myers Squibb, Patricia Faustino, explica que combater a Hepatite C é uma forma de erradicar o vírus e evitar que muitas pessoas recebam a indicação para o transplante de fígado, por exemplo. “O diagnóstico precoce e o tratamento com o novo protocolo aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, têm permitido a muitos pacientes alcançar a cura para a Hepatite C”, explica a especialista. “Desta forma, além de alertar a população pretendemos auxiliar para que menos pessoas tenham complicações ou precisem recorrer ao transplante de fígado no Brasil. ”

Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de HCV e 11% da população portadora do vírus da Aids é coinfectada pelo vírus da Hepatite C.

Todos os casos confirmados foram direcionados aos centros de referência de suas localidades, onde essas pessoas realizariam exames complementares e receberiam a recomendação para o tratamento adequado. A perspectiva da empresa é continuar com a campanha em 2017, promovendo ações de conscientização em importantes localidades de São Paulo, em parceria com o Instituto Cultural Barong, ONG que atua ativamente para educação e detecção precoce do HIV.

Como as formas de transmissão dos vírus HIV e HCV são parecidas, o portador do vírus da Aids também pode ser diagnosticado com a Hepatite C. Juntos no organismo os dois vírus se tornam mais perigosos e a doença hepática pode evoluir em um curto período de tempo para fibrose e cirrose hepática, ainda mais agressivas, e câncer de fígado. Nesta população observa-se o avanço dos estágios da doença de 12 a 16 anos mais cedo.

Sobre a BMS

A Bristol-Myers Squibb é uma biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudem os pacientes a superar doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb, visite http://www.bristol.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::