A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sono e probióticos auxiliando no emagrecimento

  • Escrito por  Agência Rizzo
  • Publicado em Saúde
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Dr. Alberto Benedik Dr. Alberto Benedik

Já se sabe que o sono é um dos fatores mais importantes para uma vida saudável, junto com a alimentação, ingestão de água e os exercícios físicos.

Entre as funções de uma boa noite de sono, podemos citar a conservação da energia corporal, o estímulo ao crescimento cerebral, além da consolidação da memória. A necessidade diária de sono para o adulto é de uma média de oito horas e de preferência à noite, mas cada um tem as suas necessidades próprias.

Estudos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostram que adultos que dormem bem possuem 20% menos gordura abdominal. A explicação é que dormir mal favorece o desequilíbrio de vários hormônios que regulam o metabolismo e os estoques de gordura no organismo, aumentando o tecido gorduroso do abdome.

Quem dorme tempo insuficiente fica propenso a ter menos vigor físico, envelhecer mais rápido, fica sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, tem a capacidade de aprendizado diminuída, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção, da memória e do equilíbrio da composição corporal.

Por isso, para quem quer emagrecer, dormir ajuda muito. O Dr. Alberto Benedik ainda cita outras vantagens de boas noites de sono para o processo de emagrecimento. “A falta de sono leva a maior necessidade de ingestão de açúcares, diminuição do tecido muscular, diminuição da saciedade após as refeições, consumo compulsivo e excessivo de comida, redução da capacidade de obter energia dos alimentos e menos disposição para os exercícios físicos”, completa o médico.

A produção de hormônios, principalmente o do crescimento, também fica prejudicada, o que atrapalha muito as crianças e adolescentes que estão com sobrepeso. E este mesmo hormônio é o que ajuda a formar a massa muscular e, quanto menos massa muscular, menor a queima de gorduras.

Mais aliados

Outro parceiro no processo de emagrecimento são os probióticos, bactérias vivas que resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino trazendo benefícios ao organismo.

Os probióticos ajudam a combater os microrganismos ruins presentes no corpo humano, relacionados à produção excessiva de gases, prisão de ventre e à má absorção de nutrientes e fazem ainda mais, de acordo com o Dr. Benedik. “Associados a dietas saudáveis, ricas em fibras e água, fortalecem as defesas do organismo e auxiliam muito o processo de emagrecimento”, explica o médico.

Para o Dr. Benedik, o sono e o uso dos probióticos podem fazer a diferença para quem pretende emagrecer e melhorar a qualidade de vida. “A flora intestinal equilibrada reduz os processos inflamatórios nas células de gordura, o que favorece a perda de peso; e dormir bem é essencial em todas as fases da vida”.

Sobre o Dr. Alberto Benedik

Formado pela Universidade de Brasília, especializou-se em Cirurgia Geral e depois em Cirurgia Plástica. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica (SBCP). Atualmente, atua como médico no Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital das Forças Armadas (HFA) e na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) em Brasília. Também é responsável técnico e cirurgião plástico da Clínica INTI – Lago Sul Brasília. Atua como cirurgião orientador de cirurgiões plásticos em formação no Hospital das Forças Armadas e no Centro de Estudos do Hospital Daher.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::