Centro Universitário desenvolve aplicativo em parceria com alunos

• Escrito por  Lorena Oliva
  • Publicado em Educação

Com acesso a conteúdo acadêmico e serviços, a ferramenta tem novos recursos todo mês

Segundo dados da pesquisa App Olympics, realizada em 2016, o Brasil lidera a lista de países com mercados mais competitivos para aplicativos mobile. Ao todo, foram analisados dados de 52 milhões de usuários para verificar como eles interagem com seus aplicativos e dispositivos móveis. A análise também mostrou que os brasileiros usam, em média, 29 aplicativos e interagem mensalmente com 53. Com o resultado, o Brasil ultrapassou o México e os Estados Unidos no que diz respeito ao engajamento dos usuários – especialmente em categorias de jogos e aplicativos cotidianos.

Seguindo as tendências mundiais e com o objetivo de promover mais interação com os alunos, o Centro Universitário Internacional Uninter criou o aplicativo UNINTER que oferece acesso rápido a informações acadêmicas e financeiras. “Hoje as pessoas acessam a internet mais pelo celular do que pelo computador, fazendo com que a agilidade e a facilidade na comunicação sejam uma necessidade em qualquer meio. E para instituições de ensino não seria diferente. Ao desenvolver o aplicativo, buscamos otimizar o tempo dos estudantes, agregando comodidade e interação. Para isso, reunimos diferentes serviços em uma única ferramenta como, por exemplo, o acesso a notas, boletos, entre outros. Já para os visitantes que ainda não são alunos, oportunizamos a realização da inscrição para o vestibular em poucos cliques, além do acesso a informações da instituição”, explica Maurício Bianchi, gerente de Tecnologia da Informação da Uninter.

O projeto foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Uninter em parceria com alunos de diversos cursos do Centro Universitário. “Pensamos em uma ferramenta que atendesse a necessidade e, em menos de dois meses, criamos o aplicativo. Porém, como o objetivo é trazer todo mês um recurso ou uma novidade para os usuários, resolvemos formar um grupo para ouvir os alunos que nos ajudaram a direcionar cada uma das novas versões ”, acrescenta Bianchi.

Para o estudante do curso de Relações Internacionais, Carlos Cunha, as lojas virtuais têm oferecido muitos aplicativos que nem sempre são úteis no dia a dia. “Quando fui convidado para avaliar o aplicativo, fiquei feliz por ter a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de algo que facilitará a rotina de todos os estudantes. Foi uma boa surpresa, pois percebo que vários segmentos criam APPS sem levar em consideração o julgamento do usuário, o que inviabiliza o uso de diversos recursos”, comenta Cunha.

Após conhecer a primeira versão do aplicativo e algumas das próximas etapas, os alunos testaram as possibilidades oferecidas e enviaram suas considerações. “Pudemos testar e opinar sobre cada item e, com isso, ajudamos os desenvolvedores na antecipação de alguns recursos e na criação de novos. Foi uma experiência nova, mas que levarei para o resto da minha vida”, destaca o aluno.

O aplicativo ainda oferecerá uma opção de notificação na qual o aluno receberá alertas exclusivos sobre notas, atividades e comunicados institucionais. “Também já estão programadas versões onde o usuário poderá abrir protocolos para a secretaria e interagir com os professores e colegas de turma. A cada novo recurso, reforçamos o nosso compromisso em entregar uma ferramenta que irá proporcionar mais interação entre aluno e instituição, além de oferecer o acesso aos serviços que ele precisa, sempre de forma rápida e prática”, completa o gerente de TI.

Para conhecer e utilizar os serviços disponíveis é necessário fazer o download do aplicativo - buscado pela palavra-chave “UNINTER”, disponível na App Store e na Play Store.​