Como Montar Um Plano De Estudos Para Seu Filho?

• Escrito por  Carolina Flauzino
  • Publicado em Educação

Como Montar Um Plano De Estudos Para Seu Filho?

Após longas férias recheadas de diversão, viagens e passeios, as crianças e adolescentes retornam aos estudos. Eles terão 200 dias letivos pela frente com provas, boletins e outros desafios da vida escolar.

Para quem quer participar ativamente do começo da etapa de ensino dos pequenos, uma boa dica é montar um plano de aprendizagem com a criança. Construir uma rotina de estudos com horários determinados e o acompanhamento dos pais.

Recente pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade Cambridge, na Grã-Bretanha, aponta que o exemplo dos pais tem grande impacto no desenvolvimento escolar dos filhos, pois os melhores estudantes têm uma espécie de mentor ou alguém em quem se inspirar, mesmo que sem um nível formal alto de escolaridade.

A participação dos genitores é fundamental para ajudá-los a aproveitar melhor o novo ciclo. Muitas vezes, principalmente por falta de tempo, já que a maioria dos pais e mães cumpre dupla jornada - trabalhando e cuidando da vida doméstica, deixamos passar alguns aspectos da educação de nossos filhos, mas, a ajuda dos familiares os deixa mais motivados para alcançar bons resultados na escola e na vida.

As novas gerações também sentem o peso das muitas tarefas, já que, atualmente, além de estudar a criançada tem outras atividades como parte da rotina, e organização é a chave para alcançar o equilíbrio e o bom desempenho.

O ideal é conversar com a criança e ouvir quais são as atividades extracurriculares que lhe interessam para criar uma rotina diária baseada no que for melhor para todos os envolvidos. Período para brincar também é muito importante, afinal, essa atividade desenvolve habilidades cognitivas e é essencial na infância. Isso deve ser levado em consideração para que os filhos não estejam tão atarefados a ponto de perderem todo o tempo livre.

Também é importante inserir em seu cotidiano o hábito da leitura, pois ela é fundamental para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e outras habilidades cognitivas das crianças, além de melhorar a compreensão e produção de textos. Para iniciar essa prática de maneira prazerosa, sugiro três livros recheados de fantasia e conhecimento, as dicas são: “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa”, “A menina bonita do laço de fita” e “Pedro e Tina”. Essas histórias abordam de forma muito bacana a diversidade de raças, laços de amizades e como enfrentar o medo, temas muito propícios na infância.

Para finalizar, não podemos deixar de destacar que estamos falando da geração Y e integrar a tecnologia, brincadeiras e jogos a um projeto pedagógico é condição essencial para atrair a atenção dos pequenos e possibilitar um aprendizado mais eficiente neste período. Por isso, mãos na massa, pois o futuro começa agora.

Thalita Tome. 2Thalita Thomé é psicopedagoga e coordenadora pedagógica dos Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica.