A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudo inédito mostra que crianças que brincam se desenvolvem mais

  • Escrito por  Gabriella Sandoval
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da USP ensinou mães a brincarem com seus filhos e estimulá-los de acordo com a faixa etária.

Um estudo inédito do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, treinou agentes comunitários para ensinar pais de crianças entre seis meses e 3 anos a fazer algo simples, mas de extrema importância para o desenvolvimento delas: brincar. Com objetos feitos a partir de sucatas, como barbantes e garrafas pet, e atividades adequadas à faixa etária, o estudo conduzido pelas pesquisadoras Sandra Grisi e Alexandra Brentani mostrou que as crianças que foram acompanhadas tiveram um desenvolvimento muito superior em relação àquelas que não sofreram nenhuma intervenção.

Os resultados foram tão expressivos que Projeto de Estimulação da Primeira Infância deve ser replicado em escala municipal ao longo deste ano. O objetivo dele é fornecer aos pais conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, melhorar a interação deles com os filhos, ensinar as famílias a fazerem brinquedos em casa e melhorar o desenvolvimento intelectual, socioemocional e a linguagem das crianças.

Especialista em primeira infância, a psicóloga e pedagoga Maria Drummond Gruppi, da Escola Ponto Omega, em São Paulo, destaca a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. "Ao brincar de ser, simbolicamente, tudo o que não pode ser, a criança elabora a sua constituição psíquica", explica. Maria também alerta que brinquedos muito elaborados podem tirar a capacidade da criança de criar e inventar, o que é fundamental na infância. "Quanto mais elaborado ou eletrônico for o brinquedo, maior será o obstáculo à fantasia da criança, deixando-a no mero papel de expectadora".

A pedagoga também defende que os pais deem tempo livre aos seus filhos. "Alguns pais preenchem o tempo todo das crianças com atividades e afazeres e se esquecem de que elas precisam de um tempo livre para o ócio criativo. Só depois de imaginarem o que fariam e como fariam, é que elas passam a criar e agir".

Sobre o Ponto Omega
Instalado há mais de três décadas em uma espaçosa casa no bairro dos Jardins, em São Paulo, o Ponto Omega – Centro de Cuidados Infantis Bilíngue – é considerado referência em berçário e educação infantil. A escola, que atende crianças de três meses a seis anos, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e a assessoria de especialistas em áreas como fisioterapia, infectologia e nutrição. Tudo funciona sob a coordenação e o olhar atento de Maria Guimarães Drummond Gruppi. Formada em pedagogia e em psicologia pela PUC de São Paulo, Maria é especialista em primeira infância. Com pós-graduação em Clínica Interdisciplinar com Bebês, tem diversos cursos na área, como o Brincar na Constituição do Sujeito, e a Intervenção Precoce, ambos pelo Instituto SEDES Sapientiae.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::