A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Afetado pela crise? Não se desespere!

  • Escrito por  Toda Comunicação
  • Publicado em Economia
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Afetado pela crise? Não se desespere!

Psicóloga explica os impactos da crise econômica na psique humana e dá dicas sobre como se fortalecer para ter um 2017 mais produtivo

A atual crise política e econômica tem afetado a vida da grande maioria dos brasileiros. O caos na política, o aumento do desemprego e da inflação são assuntos presentes nos mais diversos ambientes. Tais fatores impactam diretamente a vida de muitos brasileiros, preocupando-os desde que acordam até a hora que vão dormir, principalmente no último mês do ano, período em que é comum que as pessoas parem e analisem o ano que passou e o quão produtivo ele foi - ou deixou de ser.

Segundo a psicóloga Carla Ribeiro, essa atmosfera pesada começa a afetar a psique dos brasileiros, gerando um declínio na auto estima. “O indivíduo pode apresentar quadros severos de estresse, ansiedade, surtos de raiva, agressividade e insônia. Além disso, é comum que a pessoa experiencie uma perda de sua identidade profissional e sofra com uma grande propensão ao consumo de álcool e até mesmo, o suicídio”, afirma.

Especializada em saúde do homem, Carla afirma ainda que nesses momentos de crise tende a ocorrer um aumento nos índices de suicídio entre pessoas do sexo masculino. “É muito provável que isso se dê devido a algumas pressões culturais ainda existentes, como a expectativa de que o homem seja o grande provedor da família. Uma vez que o mesmo não consegue atender a essa expectativa, ele passa a sofrer em silêncio e por orgulho, não compartilha sua insegurança, nem busca ajuda. Como resultado, ele passa a criar uma grande bola de neve e as coisas acabam terminando da pior forma possível”, alerta.

De acordo com a psicóloga, embora a atual crise apresente grande impacto na saúde mental, ela também pode trazer consigo novas oportunidades. “Não há motivos para desespero! Um momento complicado pode ser para algumas pessoas um grande motor de mudanças. Os mais espertos já perceberam isso. Agindo de forma criativa e planejada, é possível colocar a mão na massa e sair mais fortalecido desse período tão conturbado”, afirma.

Além disso, ela ressalta que por mais difícil que esse momento seja, as crises não duram para sempre e novas alternativas surgirão com o tempo. “Durante essa fase é comum ter a sensação de que nada vai dar certo e que não há uma saída. Mas, lembre-se: sempre há. O problema é que nem sempre ela corresponde às expectativas, já que muitas vezes isso significa uma mudança no estilo de vida e algumas provações”, diz.

Por fim, a especialista dá algumas dicas de atitudes necessárias para dar a volta por cima e começar o ano novo com o pé direito: “Para começar, é imprescindível que a pessoa aceite sua atual situação e saia do estado de negação. Deve ser requisitada uma ajuda profissional, tanto para cuidar de sua saúde mental, como de suas finanças. A partir daí, é necessário que o indivíduo passe a se comprometer verdadeiramente, aceitando as possíveis mudanças no seu estilo de vida, tanto na questão econômica, quanto psicológica. E sobretudo, esse é o momento em que é fundamental dedicar a si mesmo um momento agradável e de relaxamento, para enfrentar os problemas da melhor forma possível e estar pronto e fortalecido para os próximos desafios”, conclui.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::