Leilão de coberturas, embriões e óvulos faturou R$ 453,750 mil

• Escrito por  Sta Press
  • Publicado em Demais

A 31ª Interestadual do Cavalo Árabe atraiu criadores de diversos estados do Brasil, entre 17 e 20 de março, em Ribeirão Preto (SP). O evento levou às pistas animais de padrão genético superior e de alta performance, que demonstram toda a qualidade do plantel Árabe do país.

O Grande Campeão Cavalo foi BELLAGIO HVP, do Haras HVP, de Indaiatuba (SP). Já o Reservado Campeão foi SHAEZZ EL MADAN, do Haras EL MADAN, de Ipero (SP). A Grande Campeã Égua foi NIKANI UB, exposta pelo haras AFNAS, de Igarassu (PE), e de criação do haras CEU ESTRELADO, de Campos do Jordão (SP). A Reservada Campeã foi GISELE HVP, do Haras Vila dos Pinheiros (SP).

Confirmando a qualidade dos animais expostos nos eventos promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o Leilão de Coberturas e Óvulos obteve faturamento de R$ 453,750 mil, superando a edição de 2015. A média foi de R$ 6,7 mil, sendo ofertados 68 lotes entre coberturas e óvulos.

“A Interestadual do Cavalo Árabe contou com animais de excelente capacidade competitiva. O evento atraiu criadores de vários estados e destacou a performance e versatilidade do cavalo Árabe do país”, comenta Fábio Amorosino, presidente da ABCCA.

A Interestadual também foi o palco da entrega dos prêmios aos melhores do ranking 2015 da ABCCA. A estrela da noite foi Jaime Pinheiro, proprietário do Haras Vila dos Pinheiros, em Indaiatuba (SP), que levou o prêmio de Melhor Criador e Melhor Expositor de 2015.

Outra característica importante do evento é que uma parcela dos recursos arrecadados no leilão de coberturas e óvulos é repassada à ABCCA, para reinvestimento no fomento da raça e todas às suas competições e outra parcela é destinada à premiação da Breeder`s Cup, programada para setembro de 2016, em Avaré (SP).

Mais informações sobre o Cavalo Árabe: www.abcca.com.br e telefone (11) 3674-1744