A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dicas de como proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos em épocas de chuva

  • Escrito por  Caroline Amorim
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Dicas de como proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos em épocas de chuva

Dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra durante um ano, 100 milhões deles desabam no Brasil. Com uma intensidade média de 40.000 Ampéres, isto é, cerca de 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residências, essas descargas geralmente causam grandes danos e podem até causar mortes.

Reflexos não fatais, mas não menos importantes da queda de raios na fiação elétrica residencial, são as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores e até mesmo eletrodomésticos como as máquinas de lavar roupas ou mesmo a interrupção de energia elétrica. Embora seja difícil determinar o total dos prejuízos causados pelos raios à sociedade, acredita-se que, só no estado de São Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhões de reais a cada ano. Quando fatais, só no Brasil, cerca de 200 cidadãos morrem, todos os anos, atingidas por esses raios ou descargas elétricas.

É possível proteger sua residência e aparelhos eletrodomésticos das descargas elétricas. Para as novas construções, o processo é simples e requer apenas a instalação de DPS (Dispositivo Protetor de Surtos) da Steck, para as caixas de energia das residências.

Como instalar o DPS - Desenvolvidos para proteger eletrodomésticos contra surtos provocados por descargas atmosféricas, o DPS da Steck pega a tensão e desvia para a terra, impedindo que ela caia na rede elétrica e evitando que os equipamentos queimem. Mas, atenção, para ter esse DPS é necessário um sistema de aterramento. O ideal é que isso seja projetado junto com a construção da casa. Quando não for possível, modificações na rede da casa deverão ser feitas.

E mesmo assim não se trata de um problema que exija muito quebra-quebra. A peça, que é hoje indicada por técnicos e eletricistas como a maneira mais simples e correta de instalar o fio terra em uma residência, pode utilizar um único fio, por eletroduto, interligando vários aparelhos e tomadas.

 

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::