A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Encaminhada parceria para projeto piloto de aplicação do primeiro larvicida biológico em bairros em Porto Alegre

  • Escrito por  Karina Abrahão
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Ação foi fechada em encontro na Prefeitura de Porto Alegre, nesta terça-feira, 15/03. Primeira reunião técnica está marcada para a próxima quarta-feira, 23 de março, na Vigilância Sanitária do município.

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Zika e Chikungunya, ganhou reforços em Porto Alegre. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fechou parceria com o Grupo FK- Biotec, para projeto piloto de aplicação do primeiro larvicida biológico para uso doméstico do Brasil, em bairros da capital.

A ação foi fechada em encontro nesta terça-feira, 15/03, na Prefeitura. "Se o interesse público tem a ganhar, não vejo problemas em testarmos o produto e, dependendo do resultado, incorporar às demais ações de combate ao mosquito", disse o prefeito José Fortunati, na reunião que contou com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, com o coordenador Geral da Vigilância em Saúde, Anderson de Lima, com o médico e professor da PUCRS, Fernando Kreutz, doutor em biotecnologia pela Universidade de Alberta, no Canadá, e pesquisador à frente da tecnologia.

O primeiro larvicida biológico para uso doméstico, aprovado pela Anvisa - Biovech, é resultado de mais 10 anos de estudos e pesquisas da empresa de biotecnologia e nanotecnologia Neovech, do Grupo FK Biotecnologia - holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. A tecnologia desenvolvida pela Neovech elimina as larvas do Aedes Aegypti em até 24h.

A ideia é formar um grupo de trabalho para fazer um mapeamento dos bairros que irão receber a aplicação do produto, dentro do projeto piloto. "Vamos aplicar o larvicida em um ou dois bairros e, depois de um período de 30 dias, aferir os resultados e analisar a possibilidade de incorporar a solução nas ações realizadas pela Vigilância Sanitária", disse o secretário Fernando Ritter.

Para Fernando Kreutz, o Biovech é mais uma ferramenta para auxiliar nesse processo de combate ao mosquito. "Sabemos que 80% dos focos estão nas residências e a taxa de adesão das pessoas para cumprir com as atividades mecânicas, como limpar vasos e não deixar água acumulada, ainda é baixa. A razão de virmos até a Prefeitura é no sentido de apresentar o produto e trabalharmos em ação conjunta contra essa epidemia", diz Kreutz.

A primeira reunião técnica está marcada para o dia 23 de março, às 14h30, na sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde – Av. Padre Cacique, 372.

Sobre o Biovech

A tecnologia desenvolvida pela Neovech elimina os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Zika e Chikungunya. Sua fórmula é produzida utilizando a bactéria Bacillus thuringiensis, variedade israelenses (BTI), que contém os cristais da proteína Cry. Uma vez ingeridos pela larva do mosquito, os cristais provocam a sua morte, evitando que ela se torne um mosquito adulto transmissor de doenças. "Ou seja, ao aplicar o produto nas áreas de risco, a larva ingere essa proteína e morre," explica Kreutz. A tecnologia mata a larva dos mosquitos em até 24h.

O Biovech é biológico e não agride o meio ambiente. Tem a vantagem de matar as larvas do mosquito sem deixar qualquer tipo de resíduo tóxico, sendo inofensivo a seres humanos, animais domésticos, aves, peixes e plantas.

Sobre a Neovech

Empresa do Grupo FK Biotecnologia, a Neovech chegou ao mercado para entregar soluções de alta tecnologia, seguindo a tendência mundial de produtos Bio e Nanotecnológicos que combatam as pragas urbanas.

Com suas formulas exclusivas, seu objetivo é ser pioneira no mercado doméstico de biolarvicidas, oferecendo conforto, segurança e tranquilidade, de forma limpa e natural.

Sobre o Grupo FK-Biotec

Holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. Ao longo de 15 anos de atuação, a FK- Biotec é considerada pioneira no setor de biotecnologia do Brasil. Está à frente de importantes projetos de repercussão global, como da vacina anti-câncer, dos testes imuno-diagnósticos, nano-cosméticos, bio-fármacos e, agora, no lançamento do primeiro larvicida biológico do país para uso doméstico.

O Grupo FK atua com pesquisadores próprios e através de parcerias com universidades de todo o Brasil, como HC/USP, UNB, PUCRS, UFRGS e Feevale. Conta ainda com o apoio do Finep, CNPQ e Capes.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::