A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Absorvedores acústicos Basotect® da BASF oferecem solução inovadora para tetos pré-fabricados

  • Escrito por    Lígia Cerdeira
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Os absorvedores acústicos Basotect®, integrados aos elementos do teto, proporcionam excelente isolamento acústico

Aplicação em edifícios comerciais é bem recebida por arquitetos e planejadores

A empresa Innogration GmbH (empresa alemã especialista em soluções para tetos) usa a espuma de resina de melamina Basotect® para isolamento acústico em seus novos tetos pré-fabricados de concreto termoativo Ceiltec®.

Quando um elemento termoativo é incorporado em um teto de concreto, há uma compensação por parte do próprio edifício para regular o calor. Esta tecnologia produz resfriamento e aquecimento extremamente eficientes em termos energéticos para edifícios modernos que, em alguns casos, podem torná-los elegíveis para certificação de casa passiva. Entretanto, a desvantagem é que as superfícies refletoras de som em um teto de concreto levam a uma acústica ambiente ruim devido a um maior tempo de reverberação. Mas quando os absorvedores acústicos são colocados posteriormente para o isolamento de som, eles normalmente apresentam um efeito adverso na convecção de ar necessária, que, em seguida, reduz consideravelmente a eficiência da capacidade de resfriamento e aquecimento.

Os novos tetos pré-fabricados de concreto termoativo da Innogration GmbH enfrentam esse desafio usando a espuma de resina de melamina Basotect® da BASF para o isolamento acústico. A integração da espuma Basotect no vão do teto pré-fabricado Ceiltec® fornece ao teto de concreto termoativo excelente multifuncionalidade e, ao mesmo tempo, excelentes propriedades acústicas. Mesmo uma pequena cobertura no teto (por exemplo 10 - 15%), produz uma redução significativa no tempo de reverberação do ambiente.

Basotect® é uma espuma muito versátil e sua alta capacidade de absorção de som cria uma agradável experiência acústica. Além disso, também é um material importante para a proteção contra incêndios em edifícios modernos, devido às suas característica não-inflamáveis. Finalmente, por apresentar uma densidade extremamente baixa e não conter fibra mineral, a espuma Basotect® é muito fácil de ser instalada nos vãos de tetos de concreto.

"A demanda por elementos estruturais multifuncionais que forneçam um bom clima interior e uma acústica melhor do ambiente está em constante crescimento", explica Thomas Friedrich, CEO da Innogration GmbH. "As tiras absorvedoras Basotect®, integradas ao teto pré-fabricado Ceiltec®, oferecem uma solução completa - aquecimento e resfriamento da superfície de concreto e também absorção acústica eficaz na parte inferior do teto, que antes era refletora de som."

Arquitetos se impressionam com a aplicação prática

A Innogration GmbH já instalou em vários escritórios de prédios comerciais na Áustria, Alemanha e Suíça os tetos pré-fabricados de concreto Ceiltec®, incluindo a Casa Inteligente em Munique, o edifício de escritórios Kreativ Park, em Karlsruhe e o Instituto Heidger em Osann-Monzel e na Mosela. É no Instituto Hedger que a Innogration realizou um workshop, juntamente com a BASF, intitulado "Resfriamento, aquecimento e acústica no mundo dos escritórios modernos". O workshop proporcionou uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados hoje pelos edifícios ativados por componentes e ofereceu conceitos de soluções práticas para o design acústico. O destaque final da apresentação foi uma oportunidade prática para que arquitetos e planejadores pudessem experimentar os ambientes com acústica atrativa nas áreas dos escritórios e do laboratório.

"Os tetos pré-fabricados de concreto termoativo Ceiltec® da Innogration GmbH integrados com a espuma Basotect® incorporam uma nova tendência no ambiente de escritório moderno e são um exemplo de como os exigentes requisitos de eficiência energética, acústica e design podem ser atendidos", comentou o Dr. Normen Langner, Bilfinger Bauperformance GmbH, ao resumir o dia de sucesso.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com

Sobre o Basotec®

A espuma Basotec® apresenta uma variedade de propriedades únicas. Graças ao seu material de base, o Basotec® é retardador de chama e abrasivo podendo ser utilizado em até 240° C, mantendo as suas propriedades ao longo de uma vasta gama de temperaturas. A estrutura de espuma de células abertas, garante sua leveza, absorção de som, flexibilidade, mesmo sob baixas temperaturas, e isolamento térmico. O Basotect® é uma marca registrada da BASF SE.
www.basotect.com

Sobre a Divisão de Material de Performance

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2015, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,7 bi.
Para maiores informações acesse www.performance-materials.basf.com

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::