A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CENU poupa quase 50% no consumo de água e energia elétrica com retrofit da central de ar condicionado

  • Escrito por  Rosa Pellegrino
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Inaugurado em 1992, o Condomínio Edifício Nações Unidas (CENU) é um dos primeiros empreendimentos comerciais da região do Brooklin. Atualmente conta com mais de dez empresas alocadas de diversos setores, como investimentos, multinacionais e arquitetura.

O CENU contava com chillers e bombas de água gelada (BAG) com comando manual, ou seja, um operador deveria decidir em função das condições do clima a partida de um ou mais chillers e bombas. As partidas eram via chave estrela/triângulo, sem controle de pressão.

Em um prazo de três anos, o CENU substituiu a central de ar condicionado a água por uma nova a ar. Segundo Luciano Santos, gerente predial do CENU, com esse retrofit o empreendimento obteve economia variável de quase 50% no consumo de água e de energia elétrica, além de proporcionar eficiência e estabilidade na vazão de ar refrigerado para as unidades, bem como diminuir as despesas com peças de reposição e ou manutenção.

Para o controle automático dos chillers e BAGs em função da carga térmica necessária, variação de velocidade das bombas para obter o ponto ideal de operação e a consequente economia de energia e máxima eficiência do sistema, a Star Center forneceu quatro conversores de frequência da linha VLT® HVAC Basic Drive FC 101 da Danfoss com loop de controle (PID) interno para controle de pressão das BAGs.

“Com o retrofit foi implementada a automação stand alone no sistema. Instalamos conversores de frequência FC 101 da Danfoss para acionamento das bombas de água gelada e utilizamos os mesmos conversores para efetuar a automação de toda a CAG, inclusive os chillers, utilizando-os como hardware PLC. Ainda colocamos uma IHM no frontal dos painéis comunicando com os conversores”, explica Márcio Vinicius Costa, engenheiro da Star Center, responsável pela instalação.

O engenheiro destaca ainda que com a adoção dos componentes da Danfoss houve uma confiabilidade maior na operação do sistema, além de uma diminuição no consumo de energia elétrica. “O grande diferencial é a diminuição do custo de instalação do sistema, pois anulamos os hardwares PLC físicos convencionais”, finaliza Costa.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 24.000 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::