Chef Rodrigo Martins assume a cozinha do Mukeka

• Escrito por  Eduardo Betinardi
  • Publicado em Demais

O objetivo da casa é se transformar na maior referência do país em gastronomia regional

Se existe uma unanimidade nos bastidores do mercado gastronômico nacional, ela faz referência à importância do chef Rodrigo Martins para a montagem de restaurantes e para a formação de novos talentos. Nos últimos vinte anos, o profissional montou 70 restaurantes no Brasil e um no exterior, em um trabalho que incluía toda a parte estrutural e gastronômica das casas. Agora, com novos planos, Rodrigo Martins acaba de assumir a cozinha do Mukeka Cozinha Brasileira, de Curitiba (PR), resgatando sua grande paixão: comandar o dia a dia de uma grande cozinha.

A ligação de Rodrigo Martins, pupilo do chef francês Laurent Saudeau, com a cidade de Curitiba é longa. O profissional desembarcou na cidade há 10 anos para tirar do papel o restaurante Terra Madre, um dos grandes símbolos da revolução pela qual a gastronomia curitibana passou nos últimos anos. Desde então não parou mais, contribuindo com o sucesso de diversas casas de sucesso da cidade, entre eles o C la Vie, o Olivença e o La Varenne. Nesses trabalhos, Rodrigo Martins apresentou aos curitibanos grandes talentos, como o chef Lênin Palhano e os irmãos Ivan e Ivo Lopes.

“Sempre gostei muito de trabalhar como consultor, mas hoje, aos 40 anos, sentia muita falta do dia a dia da cozinha. Recebi um convite muito especial do Fabrício Dantas, proprietário do Mukeka, e agora tenho a oportunidade de comandar a minha primeira cozinha em Curitiba. É um grande sonho sendo realizado”, comenta Rodrigo Martins, que conta com passagem pelos restaurantes Brooklyn (SP), Pomodori (SP), Rosmarinus (RJ), Madeleine (SP) e Hotel Sofitel (SP).

No Mukeka Cozinha Brasileira, casa que acaba de completar 3 anos de história, o chef Rodrigo Martins vai trabalhar com um cardápio baseado na diversidade dos ingredientes regionais do Brasil, oferecendo preparos extremamente saborosos e com lembranças afetivas. “Queremos que o Mukeka se transforme na maior referência do país em gastronomia regional. Para isso, vamos manter os preparos de sucesso de casa, além de montarmos uma equipe fantástica para garantir a excelência em todos os setores do empreendimento”, detalha o chef.

Entre os destaques da casa está o almoço executivo, servido de segunda a sexta, e o trabalho com carnes e peixes especiais. Os grandes destaques do cardápio da casa são o Filé de tilapia grelhada com palmito pupunha ao molho de abacaxi (R$ 42); a Paleta de cordeiro assada lentamente, batatas e brócolis grelhados, regados ao molho do assado (R$ 59); o Carré de javali, risoto mulato e chips de mandioca (R$ 66); a Costela assada e purê rústico de aipim (R$ 52); o Ravióli de costela ao molho do assado e agrião (R$ 45); o Pirarucu grelhado servido com purê de raízes ao molho de castanha de caju (R$ 78); o Baião de dois (R$ 36); e o Pato assado com risoto de pequi (R$ 66).

Outro grande diferencial da casa, como o nome não nega, fica por conta de suas moquecas exclusivas. São diversas opções exclusivas, com preços a partir de R$ 49: Mukeka de Peixe, Mukeka de Camarão, Mukeka Mista, Mukeka de Frutos do Mar e Mukeka Vegetariana. Para completar, o empreendimento conta com cartas especiais de vinhos, cervejas e cachaças. “O Mukeka hoje já é uma referência em Curitiba, e continuaremos no caminho certo. Logicamente, temos alguns pequenos problemas para corrigir, mas a essência da casa será mantida e melhorada”, completa Martins.

O Mukeka Cozinha Brasileira fica na Rua Machado de Assis, (nº 417), no bairro Juvevê, e funciona durante o almoço, de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e aos sábados e domingos, das 12h às 16h; e durante o jantar, de segunda a domingo, das 19h às 23h. A casa conta, também, com um serviço delivery exclusivo pelo telefone (41) 3156-3028. Mais informações no site www.mukekarestaurante.com.br.