Frigol investe em linhas premium, exportação e parcerias com o varejo para superar os desafios de 2016

• Escrito por  Rodolfo Vieira
  • Publicado em Demais

As linhas de carnes especiais, o projeto Açougue Completo e a exportação sustentaram o desempenho do Frigorífico Frigol em 2016. A linha Angus Frigol, a nova BBQ Secrets, linha super premium com cortes diferenciados lançada em outubro, novos embutidos e ​o atendimento direcionado ao cliente, entre outras ações, levaram a empresa a driblar a crise.​

“Foi um ano difícil, porém a estratégia iniciada pela Frigol há ​mais de dois anos foi essencial para superar as adversidades”, ressalta o CEO Luciano Pascon, informando que a receita ​bruta ​do ano projeta queda de 5%, para R$ 1,352 bilhão, ​e o volume de produção, recuo de​ 10%. "Mesmo assim, entendo que foi um bom ano, considerando a deterioração da demanda ao longo dos meses. Também é preciso lembrar que 2015 foi um ano excelente para a Frigol e que o resultado de 2016 foi o segundo melhor desde 2010", complementa.

​No início de 2015, a Frigol implantou o modelo de negócio Açougue Completo, que ​contempla remodelação dos açougues de supermercados parceiros, ​padronização da identidade visual e consultoria técnica. Esse projeto inclui treinamento da equipe do varejo, readequação da área de carnes, mudança das gôndolas e ampliação da linha de produtos. “Fechamos 2016 com 47 unidades e queremos atingir 100 lojas até o final de 2017 porque se trata de uma estratégia vencedora, que fortalece a presença da Frigol​, fixando sua marca e de suas linhas no varejo, e possibilita a venda do mix completo: de cortes básicos às linhas premium, remunerando melhor a carcaça como um todo​, além de proporcionar rentabilidade mais elevada e aumento de vendas aos supermercadistas​”, ressalta Pascon.

A instabilidade econômica provocou um efeito inesperado, mas positivo, no desempenho da Frigol em 2016: aumento consistente das vendas das linhas de carnes especiais. “Nossa expectativa se confirmou e as classes A e B, que já se acostumaram a encontrar produtos de alta qualidade, não mudaram seus hábitos e mantiveram a demanda de cortes premium. Por outro lado, as linhas básicas perderam espaço para hambúrguer e salsichas, por exemplo, além de carne suína e de frangos”, explica o CEO da Frigol.

O balanço das exportações da Frigol em 2016 também foi positivo. As vendas externas cresceram com consistência no primeiro semestre. A partir da queda do dólar, o segmento perdeu competitividade. “A segunda metade do ano foi de grande oscilação nas exportações. Porém, o resultado de 2016 como um todo foi bom, com salto de 13% para 20% na receita total da empresa”, diz Pascon.

A expectativa da Frigol para 2017 é positiva. “Mesmo que lentamente, esperamos recuperação da demanda interna, além de exportações consistentes e aumento da oferta de bovinos para abate. Vamos ampliar o Açougue Completo e temos planos de lançamento de novos alimentos premium”, informa Luciano Pascon.

Sobre a Frigol – A Frigol S.A. tem capacidade para processamento de 120 mil toneladas de carnes/ano. A produção é distribuída para todo o Brasil e exportada para mais de 60 países da América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África. A empresa conta com quatro unidades industriais, localizadas em São Paulo (Lençóis Paulista), onde há uma planta de bovinos e uma de suínos, e Pará (São Felix do Xingu e Água Azul do Norte), com duas plantas de bovinos. A capacidade de abate é de 2.500 bovinos/dia e 400 suínos/dia. A empresa conta com mais de ​2.000 colaboradores. Mais informações: www.frigol.com.br