Conheça As Características De Criação Do Gado Nelore

• Escrito por  Vera Zuchanelli
  • Publicado em Demais

Uma das raças de bovinos mais procuradas no Brasil é a nelore.

A raça é uma das principais no mercado pois o tempo de engorda do animal é bem menor se comparado às demais raças, além disso, o gado nelore tem melhor adaptação ao clima brasileiro.

Cada animal da raça nelore leva o tempo médio de 18 meses para a engorda. Tudo depende da maneira como o bovino será criado.

Se o animal for tratado no pasto, a qualidade da terra e grama influencia no tempo necessário para que ele atinja o peso ideal.

Caso o bovino seja criado em um confinamento com rações balanceadas, o período de engorda pode ser bem menor, de 35 a 70 dias.

Além disso, as condições físicas do animal também influenciam no tempo de engorda. Se o macho é castrado, ele tem maior facilidade em engordar.

O tempo de corte também deve ser observado. Ele pode variar conforme o tipo genético do bovino, as condições de criação e tratamento e a castração ou não do animal.

Nesse caso, o gado criado em confinamento também terá um desempenho mais rápido do que o gado criado em pasto aberto.

O tempo ideal para o abate do animal é entre os 18 meses e 4 anos de idade. Após essa idade, a carne do animal vai sendo considerada de baixa qualidade e o preço do produto cai.

É muito importante que o criador esteja atento aos prazos para que não tenha prejuízos em suas vendas para frigoríficos.

O transporte ideal do gado nelore se dá através de caminhões boiadeiro da marca BOIADEIRO especializados na fabricação de caminhões para transporte de gado.