Contra ódio e preconceito na internet, SBP divulga alerta à sociedade brasileira

• Escrito por  Sociedade Brasileira de Pediatria
  • Publicado em Demais

Um alerta à sociedade brasileira sobre a importância de pais, professores e outros profissionais estarem atentos às atividades de crianças e adolescentes na internet foi divulgado nesta quinta-feira (22) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em nota pública, a entidade chamou a atenção para a necessidade de os adultos estabelecerem maior diálogo com os jovens, em especial os que estão na faixa etária de 9 a 17 anos, como forma de cultivar no grupo o respeito ao outro e a intolerância ao ódio ou qualquer forma de manifestação violenta.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

A manifestação da SBP aconteceu depois que veio a tona o episódio de preconceito racional envolvendo a filha de 3 anos dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, que, segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, contou com a participação de adolescente de 14 anos, moradora de São Paulo.

Para fazer as postagens, a adolescente confessou ter criado um perfil falso numa rede social, usando o nome e as fotos de uma amiga. Em depoimento à Polícia, ela teria dito que não se preocupou com as consequências. A Polícia do Rio de Janeiro informou que ela responderá criminalmente pelas ofensas, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na nota divulgada, a SBP ressalta a importância de os adultos oferecerem presença, diálogo e proteção às crianças e adolescentes, além de oferecer prevenção dos riscos online, nos lares, nas escolas e nas consultas.

Finalmente, “a SBP reitera que está atenta ao tema, tendo publicado em novembro guia Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, com o objetivo de ajudar a sociedade brasileira no enfrentamento desta questão, o qual está disponível no endereço www.sbp.com.br”.